Saltar para o conteúdo

O baixista do Grateful Dead, Phil Lesh, morre aos 84 anos

Fonte: Wikinotícias

28 de outubro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na sexta-feira, o músico e compositor americano Phil Lesh morreu cercado por entes queridos. O ex-baixista e vocalista da banda de rock Grateful Dead tinha 84 anos. Sua família anunciou sua morte via Instagram, sem causa dada.

Lesh tocou baixo e cantou com a banda americana de rock psicodélico Grateful Dead por décadas, e também escreveu algumas de suas canções, incluindo o hit "Box of Rain", sobre a morte de seu pai. Ele também teve uma longa carreira solo, incluindo seu próprio Phil Lesh and Friends, vários grupos com outros ex-alunos do Dead e tocando ao vivo com seus filhos até meses antes de sua morte.

Nascido Phillip Chapman Lesh em 15 de março de 1940, em Berkeley, Califórnia, Lesh começou sua educação musical aos 8 anos no violino e se ramifica para trompete em sua banda marcial do ensino médio. Lesh tocou em várias bandas e teve várias passagens pela faculdade e conheceu Jerry Garcia enquanto se apresentava em uma boate. Garcia o encorajou a tentar o baixo para se juntar a uma formação nascente do Grateful Dead. A abordagem de Lesh incluiu influências de jazz de sua formação educacional. Lesh também forneceu vocais e composições para várias canções.

O Dead se separou em 1995, após a morte de Garcia. Lesh continuou a colaborar com vários ex-membros do Grateful Dead em várias formações, incluindo The Other Ones, Furthur e The Dead. Ele permaneceu um marco na cena musical da área da baía de São Francisco, retornando regularmente ao seu próprio Phil Lesh and Friends para fazer uma turnê, sendo dono do local de música ao vivo Terrapin Crossroads de 2012 a 2021 e estabelecendo o festival Sunday Daydreams em 2023.

Lesh deixa sua viúva Jill e seus filhos Brian e Grahame.