Morre, aos 57 anos, o cantor americano Prince

Fonte: Wikinotícias
Arquivo de foto de Prince em 2008.
Imagem: penner.

22 de abril de 2016

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Prince em 2008.
Imagem: Micahmedia / Wikimedia Commons.

O autor, actor, compositor, performance, intérprete e cantor americano Prince Rogers Nelson, mais conhecido por apenas nome artístico de Prince, ícone pop na década de 80, morreu ontem (na quinta-feira, 21) aos 57 anos de idade. Prince foi encontrado morto na manhã de ontem em seu domicílio em Paisley Park Studios, na cidade de Minneapolis, no Estado de Minnesota, nos Estados Unidos.

Prince no concerto em 2008.
Imagem: penner.

O primeiro veículo a noticiar a morte de Prince foi o sitio de internet (web site) TMZ.com (que ficou conhecido internacionalmente por ter dado notícia de morte do também cantor Michael Jackson em 2009, enquanto outros meios de comunicações ainda noticiaram a internação do então "Rei do Pop" no hospital) em torno do meio-dia (hora local), mas a notícia não foi inicialmente confirmada pela comitiva do cantor.

No entanto, cerca de uma hora depois, a morte foi confirmada pelo publicitário de Prince, que informou à agência de notícias Associated Press:

É com profunda tristeza que eu estou a confirmar que o lendário, performer icónico, Prince Rogers Nelson morreu.

Publicitário de Prince

Um comunicado da esquadra do xerife de Carver County disse Prince foi encontrado por volta das 9hs43min (hora local) inconsciente pela polícia no elevador em sua casa em Paisley Park Studio. Equipas de emergência foram chamados, mas depois eles foram incapazes de reanimá-lo, ele foi declarado oficialmente morto às 10hs07min hora local.

Apesar da causa da morte ser desconhecida, não está certo se a morte prematura do Prince tem alguma relacção à internação tida pelo cantor ocorrida apenas seis dias antes. Na última sexta-feira (dia 15 de abril), o avião particular do cantor foi forçado a fazer uma aterragem forçada para permitir a internação imediata na cidade americana de Illinois, após ficar doente. Na época, Prince foi hospitalizado com sintomas de gripe, mas no dia seguinte (16 de abril), surpreendeu público e a imprensa ao voltar ao trabalho e acalmou seus fãs que passava bem.

O Minnesota Star Tribune informou que uma autópsia será realizada para determinar a causa da morte de Prince.

Reacções

Com a notícia da morte do cantor, inúmeros fãs/fans de Prince já mostram suas condolências nos arredores de sua residência, como também suscitou profunda comoção no show business (mundo do espetáculo), através das redes sociais.

Entre as mensagens de condolências, foram os de colegas Katy Perry, que twittou: «Então... O mundo perdeu um monte de magia. Descanse em paz, e obrigado por nos dar tanto». Robbie Williams, que escreveu: «Agora mesmo Prince. Não, não, não... Descanse em paz génio». A cantora Madonna , com os quais o príncipe tinha gravado a canção Love Song, identificou-se como "devastada" com a notícia.

Mesmo os fãs ao redor do mundo, prestaram homenagem ao artista falecido, reunindo em praças e interpretar suas canções mais famosas. Em honra do Prince, as ruas de várias cidades norte-americanas foram coradas roxo (ou púrpula), a cor preferida do cantor, mencionado também no título da canção Purple Rain.

Após os primeiros relatos sobre a morte do cantor, no momento não abria a página sobre ele na Wikipedia em Inglês, devido ao congestionamento (captura de ecrã ou tela).

Carreira

Prince em 1990. (1958-2016)

Prince, nascido Prince Rogers Nelson, nasceu em Minneapolis, em 7 de junho de 1958. O cantor de pop Prince, cuja carreira começou no final dos anos 1970, quando lançou seu primeiro álbum em 1978, quando tinha apenas 20 anos, na chamada Era Disco. Prince, é considerado um dos criadores do estilo «rhythm and blues».

Só começou a ganhar destaque apenas no começo da década de 1980 com outro lançamento de novo álbum. Lançado em 1982, a gravação do Príncipe 1999 instantaneamente fez dele uma estrela internacional. Duas faixas do álbum entrou na lista das maiores canções de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone.

No entanto, se tornou mundialmente célebre em 1984, quando estrelou no filme musical Purple Rain, na qual também interpreta a trilha sonora baseada em seu álbum do mesmo nome. A grande repecussão do filme-canção de Prince o fez ganhar o Academy Award do Oscar, como melhor trilha sonora por canção original em 1985.

Nos anos seguintes, gravou mais de 30 álbuns e seus lançamentos na década de 1980 incluem: Kiss e Sign o' the Times. As cinco dessas músicas, When Doves Cry, Kiss, Let's Go Crazy, Cream e Batdance, foram número um. A canção When Doves Cry foi número um durante cinco semanas.

Vendeu mais de 100 milhões de discos só apenas na década de 1980 e teve 47 canções atingirem Billboard top 100 EUA. Prince ganhou sete prémios Grammy e em 2004, foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame.

Ele também escreveu músicas que foram lançadas com sucesso por outros artistas, como Manic Monday (lançado em 1986 por The Bangles) e Nothing Compares 2 U (lançado em 1990 por Sinéad O'Connor).

Fontes