Mike Pence se nega a usar 25ª Emenda para tirar Trump da presidência
8 de janeiro de 2021
Nancy Pelosi, a democrata que é também presidente da Câmara dos Representantes, anunciou no início da noite de ontem (horário local) que o vice-presidente Mike Pence não havia respondido a ela e ao líder democrata do Senado, Chuck Schumer, sobre a invocação da 25ª Emenda contra Donald Trump. A Emenda prevê a destituição de um presidente que já não tem condições de presidir o país e seu uso foi apoiado pelos congressistas democratas em geral e diversos republicanos, do mesmo partido de Trump.
Ontem Pelosi disse num discurso no Congresso: "eu conclamo o vice-presidente a invocar imediatamente a 25ª Emenda. Se o vice-presidente não atuar, o Congresso deve ser preparar para o impeachment".
O pedido dos congressistas é uma reação aos graves desdobramentos das falsas acusações de fraudes na eleição presidencial feitas por Trump que acabaram no incidente da invasão do Capitólio e na morte de cinco pessoas.
Trump tem apenas mais 12 dias à frente da Casa Branca, já que Joe Biden assume a presidência no dia 20 de janeiro.
A decisão final sobre o embate entre Pelosi e Pence deve ser anunciada no início desta tarde, com a democrata provavelmente comunicando o início do processo de impeachment, já que o vice-presidente claramente se negou a usar 25ª Emenda com a rapidez necessária.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícia Relacionada
Fonte
- Pelosi, Schumer Joint Statement on Call to Vice President Pence on Invoking 25th Amendment, Speaker Nancy Pelosi, 07 de janeiro de 2021.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|