Mike Pence se nega a usar 25ª Emenda para tirar Trump da presidência

Fonte: Wikinotícias

8 de janeiro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nancy Pelosi, a democrata que é também presidente da Câmara dos Representantes, anunciou no início da noite de ontem (horário local) que o vice-presidente Mike Pence não havia respondido a ela e ao líder democrata do Senado, Chuck Schumer, sobre a invocação da 25ª Emenda contra Donald Trump. A Emenda prevê a destituição de um presidente que já não tem condições de presidir o país e seu uso foi apoiado pelos congressistas democratas em geral e diversos republicanos, do mesmo partido de Trump.

Ontem Pelosi disse num discurso no Congresso: "eu conclamo o vice-presidente a invocar imediatamente a 25ª Emenda. Se o vice-presidente não atuar, o Congresso deve ser preparar para o impeachment".

O pedido dos congressistas é uma reação aos graves desdobramentos das falsas acusações de fraudes na eleição presidencial feitas por Trump que acabaram no incidente da invasão do Capitólio e na morte de cinco pessoas.

Trump tem apenas mais 12 dias à frente da Casa Branca, já que Joe Biden assume a presidência no dia 20 de janeiro.

A decisão final sobre o embate entre Pelosi e Pence deve ser anunciada no início desta tarde, com a democrata provavelmente comunicando o início do processo de impeachment, já que o vice-presidente claramente se negou a usar 25ª Emenda com a rapidez necessária.

Notícia Relacionada

Fonte