Saltar para o conteúdo

Biden autoriza Ucrânia a usar mísseis americanos de longo alcance contra a Rússia

Fonte: Wikinotícias

18 de novembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nesse domingo (17), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou a Ucrânia a usar mísseis de longo alcance fornecidos pelos Estados Unidos na sua guerra contra a Rússia, de acordo com o The New York Times.

A mudança de atitude do governo dos Estados Unidos deveu-se ao envio de tropas norte-coreanas para lutar ao lado das forças russas na guerra da Ucrânia. Os mísseis de longo alcance também serão usados ​​contra forças russas e norte-coreanas na região de Kursk, no oeste da Rússia, que a Ucrânia invadiu num contra-ataque em agosto, disse o jornal.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, continuou a pressionar Washington para permitir a utilização do poderoso sistema militar de mísseis tácticos, conhecido pela abreviatura ATACMS, para atacar alvos em território russo.

O presidente russo, Vladimir Putin, já alertou que tal acordo significaria que a OTAN entraria em estado de "guerra" com a Rússia, e alertou anteriormente quando os aliados da Ucrânia retiraram a ajuda militar a Kiev.

A decisão foi tomada no momento em que o presidente russo, Vladimir Putin, enviou quase 50 mil soldados para Kursk, no sul da Rússia, onde a Ucrânia lançou uma contra-ofensiva em meados do ano.

As autoridades dos Estados Unidos dizem que a Ucrânia deveria concentrar a implantação de mísseis de longo alcance em Kursk por enquanto.