Trump confirma plano de usar recursos militares em deportações em massa de imigrantes
18 de novembro de 2024
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que planeja declarar uma emergência nacional e usar as forças armadas para deportações em massa de imigrantes, uma de suas promessas de campanha.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou na segunda-feira que seu governo tem um plano para declarar uma emergência nacional e usar recursos militares para deportações em massa.
Trump descreveu como "verdadeira" uma postagem na rede Truth Social de Tom Fitton, presidente do grupo conservador Judicial Watch, onde se referiu a "boas notícias" sobre o novo governo, que estaria "preparado para declarar uma emergência nacional e usará recursos militares para reverter a invasão [de imigrantes] sob Biden, por meio de um programa de deportação em massa".
Trump recuperou a Casa Branca prometendo uma ampla campanha anti-imigração e prometeu implementar o que descreveu como uma "ordem sem paralelo" na fronteira sul.
A peça central de sua candidatura à reeleição foi a promessa de deportar um número recorde de migrantes, uma operação que o companheiro de chapa de Trump, J.D. Vance, estimou que poderia expulsar um milhão de pessoas por ano.
O presidente eleito propôs o uso da Guarda Nacional para prender imigrantes indocumentados e também recorreu à Lei de Inimigos Estrangeiros, uma legislação do século XVIII que autoriza o presidente a deportar cidadãos de países considerados hostis aos Estados Unidos.
Trump se esforçou para aumentar as deportações durante sua presidência de 2017 a 2021. Contando as expulsões de migrantes e os retornos mais rápidos ao México por agentes de fronteira dos Estados Unidos, o presidente Joe Biden deportou mais pessoas no ano fiscal de 2023 do que em qualquer ano Trump, de acordo com dados do governo.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((es)) Voz da América. Trump confirma plan para usar recursos militares en deportaciones masivas de inmigrantes — VOA, 18 de novembro de 2024
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |