Filho do líder soviético Nikita Khrushchov morre nos Estados Unidos
21 de junho de 2020
Na quinta-feira (18), Sergey Khrushchov, filho do líder soviético Nikita Khrushchov, morreu aos 85 anos em Cranston, Rhode Island. A sua bisneta, Nina, confirmou a informação ao Voz da América por telefone.
Nina Khrushchov, professora em Nova Iorque, não sabe a causa da morte. O telefone residencial de Khrushchov em Cranston não está funcionando. Segundo relatos não confirmados de várias publicações, a causa da morte pode ser coronavírus.
Sergey nasceu em 1935. Em 1958, ele se formou no Instituto de Engenharia Eletrotécnica de Moscou, com um diploma em automação e telemecânica. De 1961 a 1989, lecionou na Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou. Sergei se mudou com sua esposa Valentina para os Estados Unidos em 1991.
Por muitos anos, já nos EUA, ensinou sobre a Guerra Fria na Universidade Brown. Krushchov escreveu várias monografias sobre a história da União Soviética e a luta das superpotências pelo domínio do mundo. O tema principal dos seu livros foi o próprio pai, com quem esteve muito próximo até sua morte em 1971.
Em 1999, Sergey Khrushchov, aos 63 anos, e sua esposa receberam a cidadania americana. Ele entendeu a importante natureza simbólica desse ato — porque seu pai prometeu "alcançar e ultrapassar a América".
Fontes
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Сын советского лидера Никиты Хрущёва умер в США", proveniente de Wikinotícias em Russo. |
- ((ru)) В Род-Айленде скончался сын Никиты Хрущева [inativa] — VOA, 20 de junho de 2020. Página visitada em 21 de junho de 2020
. Arquivada em 22 de junho de 2020
Esta página está arquivada e não é mais editável. |