Wikipedia realiza uma "editatón" de 60 horas no México

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

18 de dezembro de 2015

Cidade do México, D. F., México

O segundo fim de semana de dezembro foi realizado na Cidade do México a editatón (do inglês Edit-a-thon) 50 Años, 50 Horas (em português, 50 Horas, 50 Anos), a fim de criar conteúdo histórico e artístico na Wikipédia.

Como parte dos festejos dos 50 anos do Centro de Estudos de História de México (em espanhol, Centro de Estudios de Historia de México) que havia realizado esta editatón cujo eixo é a História do México e em segunda medida a coleção de arte do Museu Soumaya.

Editatón 50 Años, 50 Horas
Foto: Luis Álvarez.
[Uma] editatón é a oportunidade para que as pessoas que editam Wikipédia compartilham o mesmo espaço e colaborem de uma maneira em que usualmente não o fazem, e também para que pessoas que não conheciam o projeto ou que não se haviam atrevido a editar aprendam a fazê-lo e descubram o poder da colaboração para construir [um] conhecimento livre.
Luis Alvarez

A editatón deu início às oito horas da manhã da sexta-feira 11 de dezembro e concluiu às oito da noite de domingo 13 de dezembro, um total de 60 horas contínuas de edição, registrando um novo recorde mundial.

Uma editatón tão longo pode parecer um tanto exagerado, mas quando te dão conta que o projeto é tão grande e tão largos de conhecimento tão amplo, 60 horas é muito pouco

Alvarez

Foi criado mais de 100 novos artigos, não só na Wikipédia em espanhol, mas também em Inglês, Catalão, Português e Arménio(PT-PT) ou Armênio(PT-BR); e nos projectos(PT-PT) ou projetos(PT-BR) Wikidata e Wikimedia Commons.

E vale notar que cerca de 60% dos participantes são mulheres. Participaram editores de diversos Estados da República mexicana que viajaram expressamente para este evento.

Fontes

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.