Miss Universo escolherá uma nova rainha em festa de gala onde Cuba retorna
16 de novembro de 2024
Sheynnis Palacios, a nicaraguense que conquistou a coroa de Miss Universo 2023, entregará seu reinado a outra beldade no México neste sábado. Uma Miss Cuba competirá pela primeira vez em 57 anos.
O Miss Universo elegerá sua nova representante no sábado, o que colocará fim ao reinado histórico da nicaraguense Sheynnis Palacios, a primeira representante a ganhar uma coroa em seu país e que se envolveu em uma polêmica devido à recusa do governo de Daniel Ortega em permitir que ela retornasse ao seu país.
A 73ª edição do concurso de beleza global será realizada na Arena, na Cidade do México, um local de apresentações na capital e contará com 130 mulheres de todo o mundo competindo pela coroa de Miss Universo, de acordo com o site da organização.
Já na quinta-feira as beldades participaram da apresentação preliminar de seus trajes de banho e trajes nacionais.
De acordo com a organização de beleza, o México foi o local este ano por ser "um dos principais destinos de viagem do mundo, porque oferece aos seus visitantes uma mistura vibrante de história, cultura, gastronomia magnífica e belos cenários".
Em 2023, o concurso foi realizado pela primeira vez em El Salvador.
O concurso traz algumas mudanças este ano. Pela primeira vez em quase 60 anos, Cuba terá uma representante no Miss Universo. É a modelo Marianela Ancheta. Entre 1968 e 2023, a ilha não foi representada no concurso de beleza.
A esperada presença da Miss Cuba na passarela finalmente aconteceu. A modelo deslumbrou na noite de quinta-feira na preliminar.
O traje de Ancheta durante a passarela preliminar foi inspirado na divindade mais alta das crenças cubanas, Oxum, também conhecido como o protetor, salvador e zelador da humanidade.
"Oshún é um dos orixás mais reverenciados da Santeria cubana, que tem suas raízes na religião iorubá da África Ocidental. Representa o amor, a fertilidade, a beleza, a sensualidade e as águas doces, especialmente os rios. Para muitos cubanos, Oshún também representa a capacidade de superar as dificuldades com graça e resiliência, qualidades que muitas pessoas associam ao espírito cubano", disse a modelo em sua conta oficial no Instagram.
Ancheta, 31, pôde participar do concurso após recentes mudanças nos requisitos; Uma delas, a eliminação do limite de idade para os candidatos, que até 2024 era de 28 anos. Agora também é permitida a participação de mulheres casadas, divorciadas ou com filhos, mulheres trans e plus size.
Ancheta nasceu em Ranchuelo, na província de Villa Clara, Cuba, e representou a Região Central de seu país no concurso Miss Universo Cuba, realizado em Miami. Como muitas meninas na América Latina, ela cresceu assistindo Miss Universo na televisão.
A Nicarágua também escolheu sua rainha a seu critério nos Estados Unidos e foi coroada pela Miss Universo 2023, Sheynnis Palacios.
O evento durará aproximadamente três horas e a nova Miss Universo será coroada por Palacios.
O Miss Universo é o evento de beleza mais importante do mundo. O concurso de beleza foi criado no início dos anos 1950.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((es)) Voz da América. Miss Universo elegirá una nueva reina en una gala donde regresa Cuba — VOA, 16 de novembro de 2024
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |