Wikinotícias:Atalhos

Fonte: Wikinotícias

Atalhos são criados para linkar facilmente a páginas normalmente utilizadas. Vide regra, todos começam com "WN:" e são escritos em maiúsculas. São redirecionamentos para a página desejada, que devem ser declarados na página em questão usando {{atalho}}. Devem ser utilizados apenas para páginas nesta wiki. Embora sejam muito úteis, tenha cuidado com o uso excessivo e note que os atalhos podem não ser imediatamente compreensíveis para os novatos ou outros contribuintes.

Se um atalho for ambíguo, coloque uma nota no topo da página que redireciona para explicar os outros possíveis significados. Os atalhos de uma só letra podem ser especialmente propensos a isso.

Atalhos no Wikinotícias[editar código-fonte]

Atalhos do MediaWiki[editar código-fonte]

O software MediaWiki contém muitos atalhos de teclado. Usuários que se conectam através de um computador ou notebook podem usá-los para acessar alguns recursos mais rapidamente.

A maioria dos navegadores exige que você mantenha pressionada uma ou duas teclas. Use a lista abaixo para determinar a combinação de teclas apropriada para seu navegador e sistema:

Navegador Sistema Teclas
Google Chrome e Opera 15+ Windows Alt ou Alt+Shift
Chrome OS
Linux Alt+Shift
macOS Control+Option
Firefox Windows, Linux Alt+Shift
macOS Control+Option
Internet Explorer e Edge Windows Alt (em algumas versões, você pode precisar pressionar Enter)
Safari macOS Control+Option
Windows Alt

Lista de atalhos[editar código-fonte]

Desativar[editar código-fonte]

Existe um gadget que pode ser ativado para remover a funcionalidade de atalhos no Wikinotícias. Isso pode ser ativado entrando em uma conta e indo até Especial:Preferências

Ligações externas[editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikipedia Artigos na Wikipedia