Wikinotícias:Editor Visual

Fonte: Wikinotícias
(Redirecionado de Wikinotícias:EV)

Bem-vindo ao portal do Editor Visual, uma forma de editar o Wikinotícias que está sendo desenvolvida pela Wikimedia Foundation (WMF) que não exige que os editores aprendam a marcação wiki. Com Editor Visual, os editores não precisavam aprender a marcação wiki para fazer a maioria das edições. O Editor visual permitirá que as pessoas editem muitos tipos de páginas sem ter que aprender a marcar wikitexto, e a equipe da WMF espera que isso incentive mais leitores a se tornarem editores.

Mesmo após o eventual lançamento antecipado de todos os recursos do Editor Visual, editores experientes ainda podem preferir editar wikitexto porque o consideram mais rápido e preciso. Editar notícias puramente em wikitexto é e continuará sendo uma opção que a Wikimedia Foundation não tem planos de remover. Mesmo os editores que habilitam o Editor Visual terão a opção wikitexto disponível na barra de ferramentas para cada página e seção.

O Editor Visual ainda tem muitos bugs e recursos ausentes. Se você encontrar um problema, pode relatá-lo na página de Feedback, mas esteja ciente de que essa página não é monitorada ativamente pela equipe da WMF. Até 2021, a equipe prefere que você relate os bugs através do Phabricator.

Sobre Editor Visual[editar código-fonte]

Logotipo do Editor Visual

O Editor Visual é uma forma "visual" de editar o Wikinoticias que permite que as pessoas contribuam sem ter que aprender marcação wiki. Esse editor de texto foi disponibilizado como uma versão opcional na Wikipédia em inglês em dezembro de 2012, em 14 outros idiomas em abril de 2013 e na maioria dos outros idiomas no início de junho de 2013. Em abril de 2015, estava disponível por padrão para usuários de cerca de 76% das edições linguísticas da Wikipédia e como um recurso beta opcional para o restante, junto com a maioria dos projetos não pertencentes à Wikipédia, exceto o Wikcionário e o Wikisource. No Wikinotícias lusófono, o recurso foi habilitado em 2021.

Limitações[editar código-fonte]

Algumas das principais limitações são:

  • Não disponível em domínios de conversa ou discussão - o Editor Visual não está habilitado para nenhuma página de discussão, nos domínios de predefinições ou Wikinotícias e em vários dos domínios que raramente são editados. O botão "Editar" do Editor Visual não está disponível nas páginas em que o Editor Visual não pode ser usado.
  • Alguns navegadores não são suportados - Editor Visual funciona em quase todas as versões relativamente modernas (2012 ou mais recentes) do Chrome, Firefox, Edge, Internet Explorer, Safari, Opera, Midori, Falkon (anteriormente Qupzilla), SeaMonkey e WebPositive (aproximadamente 95% de todos os usuários). O Editor Visual nunca funcionará em alguns navegadores que não sigam os padrões da web, incluindo Android 2.3 ou Internet Explorer 10 ou anterior. Se o Editor Visual não estiver disponível em seu navegador ou se você tiver desativado o Javascript, verá os botões apenas para o editor de wikitexto.
  • Mais lento - O carregamento de páginas mais longas no Editor Visual pode levar 60 segundos ou mais para alguns usuários.
  • Não é possível editar uma única seção - o Editor Visual carrega e salva apenas páginas inteiras. Clicar em um link de edição para uma seção irá rolar para a seção apropriada após a abertura. No modelo do Editor Visual, editar seções seria paradoxalmente mais lento do que editar a página inteira. Nota: Abrir uma página inteira para edição não aumenta os conflitos de edição, que são (aproximadamente) baseados na edição do mesmo parágrafo.
  • Não é possível enviar imagens não-livres - No momento, as imagens carregadas dentro do editor wikitexto ou Editor Visual são enviadas diretamente para o Wikimedia Commons, que não aceita imagens não-livres.

Você pode clicar em "Revisar suas alterações" para revisar as alterações do wikitexto antes de salvar uma página. Por favor, relate quaisquer problemas que você encontrar.

É necessária ajuda para tornar o Editor Visual o melhor possível: você pode encontrar e relatar bugs e ideias para melhorias ou ajudar em muitas outras tarefas, como:

  • Atualizando as páginas de ajuda - Todos os projetos da Wikimedia Foundation têm páginas de ajuda para tornar a contribuição mais fácil para novos editores. Infelizmente, o lançamento completo do Editor Visual tornará obsoletas as capturas de tela e os tutoriais nessas páginas de ajuda, porque elas descrevem como editar usando com wikitexto. Portanto, a equipe de desenvolvimento do Editor Visual precisa de ajuda para atualizar as páginas. O guia do usuário do Editor Visual é um ponto de partida para o texto das novas páginas de ajuda.
  • Ajude novos usuários - Embora editar com o Editor Visual possa ser mais fácil, aprender as políticas e diretrizes e como interagir com a comunidade é sempre um desafio para os novos editores.

Ligações externas[editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikipedia Artigos na Wikipedia