Utilizador Discussão:Mercantigo~ptwikinews

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Fonte: Wikinotícias
For other languages, consider using Wikinotícias:Babel
Olá Mercantigo~ptwikinews, bem-vindo(a) ao Wikinotícias,
O Wikinotícias surgiu em 2005, e desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes antes de começar a editar no Wikinotícias.
… Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
… Página de testes
Para fazer experiências sem danificar o Wikinotícias
… Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
… Normas de conduta
Reserve algum tempo a explorar as Normas de Conduta
… Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
… FAQ
O que toda a gente pergunta
… Políticas do Wikinotícias
Regulamentos gerais a saber
… Ajuda
Manual geral do Wikinotícias
… Café dos novatos
Sane suas dúvidas com usuários experientes.
… Seja audaz
Não tenha medo de editar o Wikinotícias.
If you do not speak Portuguese, please refer to Wikinotícias:Global help
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros usuários. Para deixar uma mensagem a um usuário deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tiles: ~~~~.
  • Desejo-lhe uma boa estadia no Wikinotícias! --Slade talkline 16:34, 7 maio 2006 (UTC)

Bom artigo, mas precisa de retoques[editar código-fonte]

Muito obrigado por sua colaboração. Infelizmente o texto do seu artigo Morte e vida severino precisa de alguns pequenos retoques. Adicione algumas fontes que sirvam para confirmar o texto que está escrito. Eu posso sugerir-lhe como exemplo a Agência Câmara. Com certeza lá Vossa Senhoria encontrará algumas fontes que poderão ser acrescentadas.

Alguns conselhos:

  • Lembre-se que está escrevendo para uma audiência mundial, não só para o público brasileiro.
  • Procure escrever da forma mais neutra possível, restringindo-se apenas aos fatos.
  • Apresente um outro ponto de vista. "Severino renunciou numa tentativa de fugir da cassação" é um ponto de vista perfeitamente válido. Todavia será que o deputado admitiu isso ao renunciar? Acrescente o ponto de vista dele para a renúncia (mesmo que a maioria das pessoas não acredite, devemos proceder assim).

Por favor, faça uma pequena revisão no artigo. Assim que ele estiver um pouco melhor, não farei nenhuma objeção em vê-lo com destaque na página principal (aliás Vossa Senhoria com vosso artigo veio preencher uma lacuna importante na cobertura).

Como sugestão, sugiro dar uma olhada no seguinte artigo: Presidente da Câmara dos deputados do Brasil envolvido com cobrança de "mensalinho", que é sobre um tema semelhante. Se quiser, depois poderá até colocar um link para ele, numa seção "Ver também". --Carlosar 18:19, 22 setembro 2005 (UTC)

Comentários[editar código-fonte]

Por favor, não leve a mal. Acontece que precisamos, todos nós, seguir uma determinada metodologia de trabalho, do contrário isto aqui vira "Casa da Mãe Joana" e cada um escreve o quer. É por causa disso que estou sendo rigoroso com seu artigo. Ele pode abrir um precedente perigoso no Wikinotícias.

É até possível publicar artigos sem fontes, no caso de reportagens originais, cobertura de eventos ao vivo, eventos esportivos. Mas para esses casos, é necessário marcar o artigo, explicar detalhes de como está sendo coberto o evento, etc. Essas áreas ainda estão meio nebulosas e eu estou pensando na maneira de como pode ser feita (sugestões de outras pessoas são bem-vindas).

De qualquer maneira, o artigo sobre o Presidente da Câmara não enquadra-se nessas categorias e é importante que para ele haja fontes especificadas. As fontes devem provar tudo aquilo que você escreveu. Se proceder assim, dificilmente alguém poderá contestar seu artigo.

Procure Wikificar o artigo (exemplo: [[w:Severino Cavalcanti|]]). Como sugestão indico a figura para colocar no artigo, caso ache conveniente.

Eu irei remover a proteção da página principal para você colocar a notícia, na esperança que faça as modificações que sugeri. --Carlosar 18:40, 22 setembro 2005 (UTC)

Problema com a foto[editar código-fonte]

A foto do deputado Severino que você colocou não está com uma licença bem definida. Por causa disso, é altamente provável que alguém do Commons coloque sua foto na lista de imagens a serem removidas.

Para evitar este tipo de problema, sugiro procurar por imagens de Severino na Agência Brasil ou na Agência Câmara. Existem até predefinições no Commons para essas fontes:{{AgenciaBrasil}} para a Agência Brasil e {{AgenciaCamaraBr}} para a Agência Câmara. Não esqueça de citar o nome do fotógrafo caso use qualquer uma das imagens dessas fontes (veja os vários exemplos nas outras notícias publicadas no Wikinotícias).

No Commons há também uma Categoria de imagens para Severino aqui. --Carlosar 18:54, 22 setembro 2005 (UTC)


Sugestões para um bom texto[editar código-fonte]

É comum ver em publicações da grande mídia, como por exemplo: Veja, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, reportagens com tom extremamente crítico e até comentários nas reportagens.

Eu gostaria que este tipo de comportamento fosse evitado aqui. É uma limitação, porém necessária, do contrário, como disse antes, isto aqui vira "Casa da Mãe Joana". No caso de Severino, não há tanto problema, porque existe uma certa unanimidade a respeito do tema. Contudo, não se pode esperar isso em todas as notícias.

Como exercício, faça de conta que Severino faz parte do Wikinotícias e que ele irá ler o seu artigo. Que tipo de objeções ele faria e como você poderia escrever o artigo de forma que ele não pudessse contestar nada? Que tipo de concessões você poderia fazer a ele no artigo? O tom da escrita é neutro, existem partes que ele pode considerar ofensivas?

Como sugestão, eu sugiro ver os artigos da Agência Brasil, Agência Câmara e principalmente Agência Senado. Veja como eles escrevem num tom absolutamente neutro, procurando colocar os comentários pessoais de todas as pessoas envolvidas.

Não quero restringir a sua capacidade criadora. Apenas alertá-lo que talvez seja necessário fazer alguns retoques no texto e apontar a direção que a meu ver considero a mais correta.

Gostaria também de sugerir, depois que terminar, submeter o texto a algum revisor gramatical. Alguns programas (como o Word) têm um. Na internet você pode encontrar um bom revisor gramatical gratuito aqui. --Carlosar 19:11, 22 setembro 2005 (UTC)


Fotos de Severino[editar código-fonte]

Algumas fotografias de Severino Cavalcanti que você pode colocar no artigo:

Agência Câmara[editar código-fonte]


Agência Brasil[editar código-fonte]

Nota: Para Agência Brasil use:{{AgenciaBrasil}} e para Agência Câmara use:{{AgenciaCamaraBr}} no Commons.--Carlosar 19:21, 22 setembro 2005 (UTC)

Foto de Severino -2[editar código-fonte]

A foto de Severino Cavalcanti colocada por você é da Agência Brasil. Eu fiz as correções necessárias no Commons, de forma que acredito que agora não deve haver problemas.--Carlosar 19:29, 22 setembro 2005 (UTC)

A sua conta será renomeada[editar código-fonte]

07h47min de 20 de março de 2015 (UTC)

10h23min de 19 de abril de 2015 (UTC)