Ucrânia: pai de Petro Poroshenko morre

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

17 de junho de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Petro Poroshenko
Petro Poroshenko em 2018

Na terça-feira (16) em Kiev, aos 84 anos, Oleksiy Poroshenko, pai do quinto presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, morreu.

Em 15 de junho, Oleksiy teve um derrame hemorrágico. Ele foi hospitalizado em uma das clínicas de Kiev, seu estado foi avaliado como estável. A sua morte foi anunciada no Facebook pelo próprio Petro:

"Você era o melhor pai, amigo e professor do mundo. Descanse em paz, pai..."

Oleksiy nasceu em 11 de junho de 1936 na Romênia, na ilha de Ishmael. Na década de 60, trabalhou como engenheiro-chefe da associação regional de máquinas agrícolas de Bolgradsky.

Após o início do conflito da Transnístria, ele partiu para a Ucrânia, onde no início dos anos 90 assumiu um comércio. Desde o início dos anos 2000, passou a trabalhar com agronegócio.

De 2006 a 2010 foi deputado. Ele tem o título de Herói da Ucrânia (concedido em 2009 por Viktor Yushchenko), a Ordem do Príncipe Yaroslav, entre outros títulos, ordens e medalhas.

Fontes

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.
Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com