Trump bane dois aplicativos chineses
7 de agosto de 2020
O presidente dos Estados Unidos (EU), Donald Trump, ordenou ontem, quinta-feira, proibições amplas de dois aplicativos chineses. Ele proibiu empresas americanas de fazerem negócios com a ByteDance, proprietária do aplicativo de compartilhamento de vídeoTikTok, e com a Tencent, proprietária do aplicativo de mensagens WeChat. As ordens executivas relativas às empresas chinesas entram em vigor em 45 dias.
Se Trump tem autoridade legal para tais ações não está totalmente claro, disseram analistas.
A medida ocorre em meio a preocupações com a coleta de dados e a privacidade que o governo Trump e os legisladores americanos expressaram a respeito dos aplicativos. No entanto, nenhuma evidência foi citada para sustentar as acusações.
Ambas as empresas disseram que não compartilham seus dados com o governo chinês."Sou o primeiro a gritar dos telhados quando há um flagrante problema de privacidade em algum lugar", disse Will Strafach, especialista em segurança móvel, à Associated Press no mês passado. "Mas simplesmente não encontramos nada que possamos chamar de sinal de fumaça no TikTok".
O secretário de Estado Mike Pompeo disse na quarta-feira que os EU não permitiriam que as lojas vendessem aplicativos chineses por questões de segurança.
Analistas disseram esperar que a China retalie.
Milhões de pessoas em todo o mundo usam os dois aplicativos.
Notícias Relacionadas
- China não concorda com aquisição do TikTok pelos americanos
- Trump dá à Microsoft 45 dias para fechar acordo com o TikTok
- Índia proíbe TikTok e outros aplicativos chineses
- Coreia do Sul multa TikTok por coletar dados de crianças
Fontes
- Trump Orders Bans on 2 Chinese Apps, Citing Security Concerns, VOA News, 07 de agosto de 2020.
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |