Telegram se torna acessível na Rússia novamente após dois anos de bloqueio
19 de junho de 2020
A entidade russa Roskomnadzor anunciou a revogação da ordem judicial que bloqueou o serviço de mensagens Telegram desde abril de 2018. No comunicado, ela concorda com o avanço da plataforma para erradicar material terrorista ou violento. Isso coincide com uma publicação do co-fundador do Telegram, Pável Dúrov, de dias anteriores, na qual afirmou seu compromisso de tomar medidas sobre o conteúdo denunciado como impróprio, sem violar a privacidade dos usuários ou abrir mão de criptografia.
O desbloqueio é aplicado gradualmente nesta semana, permitindo que o serviço de mensagens seja acessado livremente. Também permite que entidades públicas publiquem, sem restrições, conteúdo dentro da plataforma como canal para a prevenção da COVID-19. Antes do evento e de acordo com os números do fundador, o Telegram alcançaria 30 milhões de usuários ativos mensais em todo o país no início de junho de 2020.
Embora a decisão receba o apoio do presidente da Câmara, Viacheslav Volodin, e de instituições próximas ao governo, a Human Rights Watch denunciou que o mecanismo de censura de conteúdo ainda está em vigor. A HRW observa que "não depende mais da cooperação do fornecedor para implementar o bloqueio", portanto não serão descartadas futuras restrições de acesso para outras plataformas online.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Telegram vuelve a ser accesible en Rusia tras dos años de bloqueo", proveniente de Wikinotícias em Espanhol. |
Regulador ruso desbloquea Telegram tras dos años de sanción que se incumplía— Gestión, 19 de junho de 2020
Desbloquean el acceso a Telegram en Rusia— RT en Español, 18 de junho de 2020
HRW denuncia incremento de censura y control de internet en Rusia— La Vanguardia, 19 de junho de 2020
Russia gives up and unblocks Telegram— Meduza, 18 de junho de 2020
Russia Drops Ban on Telegram Messenger Used for Virus Alerts— Bloomberg, 18 de junho de 2020
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|