Brasil assina acordo com concorrente chinesa da Starlink, de Musk
19 de novembro de 2024
Nessa terça (19), a Telebras assinou acordo com a chinesa SpaceSail, concorrente da Starlink de Elon Musk, que planeja oferecer serviços de Internet de alta velocidade transmitidos por satélites de órbita baixa (os chamados satélites "geoestacionários").
Segundo o ministério, a visita também teve como objetivo discutir a cooperação na área de telefonia e satélites, bem como coordenar as prioridades do Brasil na próxima reunião do BRICS.
Segundo o Ministério de Comunicações, a SpaceSail fornece serviços de internet de alta velocidade por meio de satélites de órbita baixa, tecnologia semelhante à da empresa norte-americana.
A assinatura do memorando ocorre pouco mais de dois meses depois que a crise entre Musk e as autoridades brasileiras atingiu o clímax, culminando com o bloqueio do X (antigo Twitter) no Brasil em agosto.
A SpaceSail é uma empresa privada chinesa com sede em Xangai que opera no mercado de Internet de banda larga fornecida por satélites de baixa órbita. A empresa possui atualmente 18 satélites, mas planeja lançar até 15 mil até 2030, e para efeito de comparação, estima-se que Starlink tenha 6 mil.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) Lais Carregosa. Governo assina acordo com concorrente chinesa de Elon Musk, SpaceSail — G1, 19 de novembro de 2024
- ((pt)) Roseann Kennedy e Pedro Lima. Governo Lula fecha acordo com concorrente chinesa da Starlink três dias depois de Janja xingar Musk — Estadão, 19 de novembro de 2024
- ((pt)) O acordo Brasil-China que pode colocar domínio da Starlink de Elon Musk em xeque — BBC News Brasil, 19 de novembro de 2024