Surgiram sites falsos relacionados à vacina contra COVID-19

Fonte: Wikinotícias

22 de agosto de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Fraudadores registram maciçamente domínios falsos associados a vacinas contra o coronavírus, relata o Kommersant, citando a opinião de especialistas em segurança cibernética.

Dez dias após o registro do Ministério da Saúde da Rússia havia 113 domínios associados, diz o especialista Evgeny Voloshin. Somente nos dias 19 e 20 de agosto, pelo menos 14 endereços foram registrados contendo a palavra "vacina".

Os fraudadores já criaram sites semelhantes antes, diz a Infosecurity: de julho a agosto deste ano, 445 domínios foram registrados, ou cerca de nove por dia.

Muitos ainda não têm conteúdo, mas de acordo com Voloshin, alguns dos domínios podem ser usados ​​pelos cibercriminosos posteriormente, alguns são voltados para o público anglófono: eles sugerem pré-encomenda da vacina com desconto.

Sob o pretexto de enviar informações importantes sobre a vacina, os golpistas estão tentando forçar a vítima a abrir um anexo malicioso. Os hackers podem adicionar às páginas marcas que as pessoas confiam ou oferecer produtos com um grande desconto, disse a especialista Tatyana Sidorina.

Fontes