Rei da Tailândia sugere acordo com manifestantes
2 de novembro de 2020
O rei da Tailândia disse que seu país é “a terra do compromisso” durante uma rara entrevista pública sobre os protestos que exigem maiores reformas políticas e sociais, incluindo na própria monarquia.
O rei Maha Vajiralongkorn fez os comentários no domingo ao Channel 4 News, do Reino Unido, enquanto ele e a rainha Suthida caminhavam entre dezenas de apoiadores da família real após presidir uma cerimônia religiosa em Bangkok. O comentário foi em resposta a uma pergunta se o rei se comprometeria com as demandas dos manifestantes para reduzir a influência da monarquia.
Quando questionado sobre o que diria aos manifestantes, o rei Vajiralongkorn disse: “amamos todos eles do mesmo jeito”, repetindo a frase duas vezes.
Bangkok tem sido palco, há semanas, espaço de protestos massivos que inicialmente começaram com demandas pela renúncia do primeiro-ministro Prayuth Chan-Ocha, um ex-general do exército que tomou o poder num golpe de 2014 que derrubou o governo civil eleito. Ele ganhou a eleição para o cargo no ano passado, mas os manifestantes dizem que a votação foi fraudada a seu favor devido a leis elaboradas pelos militares.
As manifestações evoluíram e passaram a incluir demandas por reformas na monarquia constitucional, que mantém o status divino entre a elite tailandesa e tem forte apoio dos militares [após um acordo feito com o ex-rei Bhumibol Adulyadej]. Os manifestantes chegaram mesmo a criticar abertamente a monarquia, indo contra as estritas leis de “lesa majestade” que impõem penas de prisão para qualquer pessoa condenada por insultar o rei e sua família.
Os manifestantes marcharam até a embaixada da Alemanha na semana passada para exigir que o governo alemão investigue se o rei Vajiralongkorn conduziu negócios de Estados durante suas estadas prolongadas no país europeu e seus registros fiscais.
O rei consolidou seu próprio poder ao assumir o controle pessoal de algumas unidades do exército, bem como o controle de bilhões de dólares pertencentes à Casa Real tailandesa.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícias Relacionadas
- Milhares em Bangkok protestam contra governo tailandês
- Rei da Tailândia reempossa sua concubina
- Tailândia sob estado de emergência após massivos protestos antigovernamentais
- Tailândia: monarquistas entram em confronto com manifestantes anti-governo em Bangkok
Fonte
Thailand’s King Hints at Compromise with Protesters, VOA News, 02 de novembro de 2020.
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|