Tailândia sob estado de emergência após massivos protestos antigovernamentais

Fonte: Wikinotícias
Prayuth Chan-ocha O primeiro-ministro da Tailândia (2011)

15 de outubro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro da Tailândia declarou estado de emergência em resposta a enormes protestos exigindo sua renúncia e reformas da monarquia constitucional do país.

O primeiro-ministro Prayuth Chan-ocha assinou o decreto na noite de quarta-feira, depois que dezenas de milhares de manifestantes marcharam em seu gabinete na Casa do Governo em Bangcoc, horas antes, jurando não sair até que ele concordasse em renunciar. Pouco depois da declaração de emergência, a polícia dispersou a multidão e prendeu mais de 20 pessoas que se recusaram a sair, incluindo os líderes do protesto Arnon Nampha e Parit “Penguin” Chiwarak.

As autoridades alertaram os manifestantes para não prosseguir com uma manifestação planejada na capital tailandesa na quinta-feira.

Prayuth é um ex-general do exército que tomou o poder em um golpe de 2014 que derrubou o governo civil eleito. Ele ganhou a eleição para o cargo no ano passado, mas os manifestantes dizem que a votação foi fraudada em seu favor devido a leis elaboradas pelos militares.

Além das mudanças na constituição elaboradas pelos militares, os manifestantes também buscam reduzir a influência da monarquia tailandesa. A instituição mantém o status divino entre a elite da Tailândia e é protegida por estritas leis de "lese majeste" que impõe sentenças de prisão para qualquer pessoa condenada por insultar a monarquia.

Os manifestantes gritaram para uma carreata levando o rei Maha Vajiralongkorn e a rainha Suthida enquanto ela passava pela multidão na quarta-feira e fazia uma saudação de três dedos, um símbolo de desafio emprestado dos livros populares dos The Hunger Games dos EUA e da trilogia de filmes.

Fontes