Milhares em Bangkok protestam contra governo tailandês

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

25 de maio de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Tropas tailandesas durante o golpe de Estado do 2014

Vários milhares de manifestantes protestam contra governo em Bangkok, capital da Tailândia, neste sábado para pedir uma nova constituição, novas eleições e o fim de leis repressivas.

Cantando e agitando cartazes, os manifestantes, compostos principalmente por jovens tailandeses, convergiram para o icônico Monumento à Democracia de Bangkok, na parte antiga da cidade.

O encontro, organizado por um grupo que se chama Juventude de Libertação, foi o maior do gênero desde que o governo convocou o estado de emergência em março para lidar com o coronavírus.

Os protestos contra o governo do ex-chefe do exército Prayuth Chan-ocha estavam atraindo multidões cada vez maiores na época, mas diminuíram rapidamente quando diversos casos do coronavírus foram confirmados e a lei de emergência foi invocada.

As medidas de bloqueio e o distanciamento social ajudaram o governo a conter a propagação do vírus, mas os críticos dizem que a lei de emergência é atualmente exercida como arma política.

Os protestos anteriores foram alimentados por uma decisão do tribunal de fevereiro dissolvendo um partido político da oposição cujas políticas de promoção da democracia haviam atraído apoio substancial entre os jovens tailandeses.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com