Rei da Tailândia reempossa sua concubina
2 de setembro de 2020
O rei Maha Vajiralongkorn da Tailândia reempossou hoje sua concubina, Sineenat Wongvajirapakdi. O anúncio foi feito nas redes sociais da Família Real, junto a uma foto, um comunicado e uma mensagem, onde se lia, em tradução do Twitter, "que ela não era mais impura".
Sineenat havia sido concubina de 28 de julho a 21 de outubro de 2019, tendo perdido o posto, segundo o próprio rei na época, por seu "comportamento desrespeitoso e por querer ocupar o papel da rainha".
Esta é mais uma das polêmicas do rei, que vive num hotel exclusivo na Alemanha, em plena pandemia de Covid-19, com um harém de cerca de 20 mulheres.
Seu comportamento, a Monarquia e o Governo Militar foram recentemente alvo de diversos protestos, que levaram milhares de tailandeses às ruas.
Vajiralongkorn assumiu o trono em 2016, após a morte de seu pai, o rei Bhumibol Adulyadej, que reinava desde 1946. O novo rei não foi formalmente coroado até maio de 2019, quando foi carregado em uma plataforma dourada durante uma procissão de seis horas e meia por Bangkok.
Poucos dias antes da coroação, o rei se casou com sua consorte de longa data e deu a ela o título de Rainha Suthida, uma decisão que foi considerada surpreendente.
O rei é protegido de críticas na Tailândia por uma das leis de difamação mais severas do mundo (lei de lesa majestade), com penas de prisão de até 15 anos.
Notícia Relacionada
Fontes
- พระบาทสมเด็จพระเจ้าอยู่หัวโปรดเกล้าฯ คืนฐานันดรศักดิ์ ‘เจ้าคุณพระสินีนาฏ’ มิได้เป็นผู้มีมลทินมัวหมอง, Thai Royal Family - Twitter, 02 de setembro de 2020.
- Thai king reinstates titles to royal consort ousted over 'disloyalty', Asia One, 02 de setembro de 2020.
- Thai king 'releases his concubine from jail and flies her to Germany to join his harem' a year after she was stripped of royal titles Daily Mail, 31 de agosto de 2020.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|