Daniel Sancho, filho de ator famoso da Espanha, é condenado à perpétua na Tailândia
29 de agosto de 2024
Daniel Sancho, filho do famoso ator espanhol Rodolfo Sancho, conheceu hoje sua sentença no tribunal de Koh Samui, na Tailândia: prisão perpétua e uma indenização de cerca de 120 mil dólares. Ele foi julgado em abril passado pela morte e esquartejamento do médico colombiano Edwin Arrieta, com quem mantinha um relacionamento secreto. Daniel atraiu Edwin para a ilha turística de Koh Pha Ngan, onde o levou a um hotel e assassinou. Depois esquartejou o corpo e jogou as partes no mar.
Para as autoridades tailandesas, o crime foi premeditado, porque o assassino comprou facas e sacos de lixo grandes com o objetivo de esquartejar o corpo. Também alugou um barco, usado para levar os sacos contendo as partes do corpo para alto-mar, onde fez o descarte. Daniel se defendeu dizendo que comprara os materiais por ser chef de cozinha e que os dois haviam brigado quando Arrieta tentara forçá-lo a manter relações sexuais, após Sancho insistir que o relacionamento dos dois estava acabado, já que ele pretendia se casar com uma namorada, cujo nome jamais foi revelado por questões de privacidade.
Daniel poderia ter sido condenado à morte, mas a família da vítima pediu a prisão perpétua por ser católica e o juiz concordou por ele colaborar com a investigação. Os pais e a irmã do médico comemoraram a pena, afirmando estarem satisfeitos com o fato dele ter que passar o restante da vida preso na Tailândia. Havia rumores de que ele poderia ser expatriado para a Espanha, já que um pedido havia sido feito por seus advogados, que pretendiam que ele ficasse preso em sei país-natal e fosse julgado por videoconferência. As autoridades tailandesas, no entanto, negaram a repatriação.
Os pais de Daniel, a ex atriz Silvia Bronchalo e Rodolfo, e seus advogados ficaram "chocados" com a pena e sua defesa disse que irá recorrer até ao Tribunal Supremo, mas analistas afirmam, há vários meses, que é quase impossível conseguir um abrandamento da pena e mesmo que isto aconteça, ele deverá ficar de 20 a 30 anos encarcerado no país asiático. O chef tem 29 anos, o que faz prever que uma expatriação para a Espanha, onde deverá cumprir o restante da pena, só acontecerá - se acontecer - quando ele tiver entre 50 e 60 anos de idade. Houve casos anteriores onde tal extradição aconteceu nestas condições, de acordo com as leis penais da Tailândia.
O crime aconteceu no inícido de agosto de 2023 e chocou a sociedade espanhola. O caso é um dos mais midiáticos na Espanha nos anos 2000 por envolver uma família de famosos, pois o avô de Daniel, Sancho Gracia, também era um ator reconhecido, e chegou a virar uma série da HBO.
Referências
[editar | editar código-fonte]- Daniel Sancho, Hola
- Daniel Sancho, El País
Fontes
[editar | editar código-fonte]- Filho de ator espanhol é condenado à prisão perpétua por esquartejar médico em ilha turística na Tailândia — G1, 29.082024
- Daniel Sancho, condenado a cadena perpetua por el asesinato de Edwin Arrieta — Hola, 29.082024
- Daniel Sancho, condenado a cadena perpetua en Tailandia por el asesinato del colombiano Edwin Arrieta — El País, 29.082024