Quase um milhão de franceses protestam contra reforma previdenciária
12 de fevereiro de 2023
Houve novas manifestações em toda França contra o plano do governo de aumentar a idade de aposentadoria e contra as reformas previdenciárias. As autoridades disseram que quase um milhão de pessoas foram às ruas e os sindicatos alertaram sobre novas ações para paralisar o país se o governo não retirar o projeto de lei.
O plano do governo era aumentar a idade para aposentadoria de 62 para 64 anos. Na capital, a polícia disparou gás lacrimogêneo enquanto os manifestantes incendiavam carros e bloqueavam estradas com escombros.
O Ministério do Interior francês estimou que cerca de 960.000 pessoas foram às ruas em todo o país no fim de semana, das quais mais de 90.000 na capital Paris.
Os sindicatos, que alegaram que o número foi muito maior, emitiram uma declaração conjunta pedindo ao governo que cancele o plano e alertaram sobre novas greves na quinta-feira.
Emmanuel Macron havia enfatizado anteriormente a necessidade de reformar o sistema de aposentadoria para garantir o equilíbrio de suas pensões.
Notícias relacionadas
- "Protesto contra reforma previdenciária na França reúne 1,2 milhão de participantes", Wikinotícias, 9 de março de 2023.
- "Nova rodada de greves na França contra reforma previdenciária", Wikinotícias, 31 de janeiro de 2023.
Fontes
- ((zh)) 法國近百萬人遊行反退休制度改革 當地最大工會擬周四或再發動罷工 [inativa] — 無線新聞, 12 de fevereiro de 2023. Página visitada em 12 de fevereiro de 2023
. Arquivada em 12 de fevereiro de 2023 - ((zh)) h法國近百萬人示威抗議退休金改革 — 有線新聞, 12 de fevereiro de 2023
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "法国近百万人示威罢工 抗议养老退休金改革", proveniente de Wikinotícias em Chinês. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |