Protesto contra reforma previdenciária na França reúne 1,2 milhão de participantes

Fonte: Wikinotícias

8 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Manifestações ocorreram em toda a França no último dia 7 contra as reformas previdenciárias promovidas pelo governo Emmanuel Macron.

O Ministério do Interior francês anunciou que cerca de 1,28 milhão de pessoas participaram dos protestos em todo o país, e a agência de notícias Reuters informou que esse reuniu o maior número de pessoas.

Durante o protesto, a TotalEnergies anunciou que 54% dos trabalhadores das refinarias estavam em greve, e os sindicatos grevistas suspenderam o fornecimento de combustível para refinarias.

Enquanto isso, a greve que durou até a manhã de hoje (8) afetou usinas nucleares, termelétricas e hidrelétricas, e a produção de eletricidade caiu 11,2 GW (gigawatts), o que representa 18% da produção total, segundo a Agência Francesa de Eletricidade (EDF).

Além disso, trens de alta velocidade e trens locais também foram afetados pela greve, com um em cada três circulando, informou a agência de notícias Reuters.

O presidente Macron está promovendo um plano para aumentar a idade da aposentadoria em dois anos, de 62 para 64, dizendo que a reforma previdenciária é inevitável para manter o sistema previdenciário.

Notícias relacionadas

Fontes