Pistoleiros assassinam Armando Castillo, deputado colombiano

Fonte: Wikinotícias
Sicarios (Pistoleiros) haviam cobrado a vida do deputado Castillo en meio da onda de violência que azota a regão.
Imagem: Albeiror24/Wikimedia Commons.

Ciénaga, Santa Marta, Colombia • 15 de janeiro de 2012

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Com um deputado recém-empossado assassinato e em vésperas de seu corpo seja velado na câmara ardente no bairro do Consejo Distrital, havia amanhecido na cidade colômbiana para Santa Marta, após conhecer-se a notícia de que Armando Castillo, conhecido popularmente "El Chiri", político do Partido Liberal (no governo municipal), foi assassinado ontem por sicarios (conhecidos na Colômbia como "pistoleiros") que moviam na moto.

Castillo, membro do Magdalena, recebeu vários impactos de bala na cabeça e pescoço (a mídia havia calculado que foram entre dois e quatro, com uma pistola calibre 9 mm) que lhe sacudiram dois pistoleiros a mobilização em direção à casa de sogros. O político estava na casa de seus pais na rua 8 com rodovia 12, diagonal à Plaza Central de Ciénaga, cidade perto da capital do departamento. Alí, permaneceu durante toda a tarde enquanto ele estava acompanhando sua mãe, Dennis Suárez, que apenas se recuperava da morte do pai de Castillo, ocorrida quinze dias antes por causa de um infarto; segundo informado mídia local. Do mesmo modo, se havia resenhado que o trajeto era bastante curto e a morte se produziu cerca das 9 da noite.

O deputado foi baleado na porta da residência sem que pudiera ser auxiliado por seus escoltas, caindo no chão de maneira imediata. No entanto, segundo agências de notícias, as testemunhas disseram que o fato de a intervenção do irmão do político, permitiu derrubar um dos pistoleiros (ficou na frente de Castillo) a segurar sua arma para evitar que lhe desferir um tiro de graça no chão e reter-lo para entregar-lo às autoridades. No entanto, o pistoleiro que conduzia a motocicleta pôs para o vôo. Até o momento é desconhecido seu paradeiro mas as autoridades haviam posto em macha uma investigação para conseguir sua captura.

Após o incidente, o corpo do político foi transladado para Clínica da Polícia em Ciénaga, perto do local dos eventos; donde os médicos, após realizar-lhe uma intervenção cirúrgica e trabalho de reanimação por 30 minutos, confirmou sua morte.

Foi relatado que esta tarde, em sua honra, sessionará a Assembleia da Magdalena, que lá era cadeirante. Da igual maneira, cabe ressaltar que o fato já causou indignação em ambas as cidades, segundo havia poderia estabelecer os meios locais.

Pistoleiro capturado

Foi estabelecido que o assassino responsável foi identificado como Stiguar De Los Santos Mancera Perilla, oriundo de San José del Guaviare. Até agora, não se conhece antecedentes´penais do acusado e está iniciando as investigações que determinem se pertencia ao margem da lei. O pistoleiro foi capturado e posto à disposição das autoridades, após uma sorte de linchamento que lhe proprocionaram famíliares da vítima após arrebatar-lhe da arma homicida. Neste momento, encontra-se na sede do Comando del Segundo Distrito de la Policía Nacional, segundo as informações.

Conselho de Segurança

Neste dia, foi realizado um Conselho de Segurança, a petição do governador Luis Cotes, para analizar a crise violenta que sofre o Departamento. Como resultado do mesmo, se concordou em entregar mais escoltas mais para todos os deputados do Departamento. Merece a pena destacar que, nos últimos dias, os deputados haviam pedido às autoridades para reforçar seus corpos de segurança pois eram vítimas de constantes ameaças.

Ao comparecer diante à imprensa, o coronel Wilson Barón, Comandante da Polícia Nacional em Magdalena, confirmou que vai restringirá em Ciénaga o porte de armas de fogo, como uma decisão concertada entre as autoridades. E, do mesmo modo, fez público a transferência da arma capturada à Fiscalía General de la Nación (equivalente ao Procuradoria-Geral Federal colombiana), para que se iniciem as investigações reespectivas e se leve a estabelecer quem é o autor mediato do ato.

Reações

[Ha sido] asesinado el Diputado Liberal Armando ‘El Chiri’ Castillo en Ciénaga, Magdalena. Paz en su tumba. Mis condolencias a su familia y amigos. [...] El Partido Liberal colombiano está de luto por el asesinato del Diputado.
[Havia sido] assassinado o Deputado Liberal Armando ‘El Chiri’ Castillo en Ciénaga, Magdalena. Paz no sua tumba. Minhas condolências à sua família e amigos. [...] O Partido Liberal colombiano está de luto pelo assassinato do Deputado.

Rodrigo Llano Isaza, Líder Nacional Partido Liberal Colombiano, via Twitter

Asesinan diputado en el Magdalena, bombas en diferentes sitios, disminuye la seguridad y promueven el apaciguamiento.
Assassinaram deputado em Magdalena, bombas em diferentes locais, diminuir a segurança e promover o apaziguamento.

Álvaro Uribe Vélez, ex presidente colombiano, via Twitter

Exigimos a las autoridades de Policía para que (sic) investigue los hechos y se establezcan los móviles de este atentado, que la justicia caiga con todo su peso contra el sicario capturado y se dé con el paradero de sus cómplices.
Exigimos que as autoridades da Polícia para que (sic) investigue os fatos e se estabeleçam os motivos deste atentado, que a justiça caia com todo seu peso contra o pistoleiro capturado e se der o paradeiro de seus cúmplices.

Alegado à familia do político

El sicario llegó, miró a los que estaban en el lugar y en cuestiones (sic) de segundo sin decir nada disparó y luego de ver que Chiri se desplomó salió corriendo.
O atirador chegou, olhou aos que estavam no local e em questões (sic) de segundo sem dizer nada disparou e logo de ver que Chiri cair-se saiu correndo.

Residente do setor

Fontes