Pela primeira vez, foguete russo atinge fronteira da troposfera

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

14 de junho de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A Rússia lançou o primeiro foguete que atingiu uma altura de 15 km. O foguete, chamado Vyatka, foi desenvolvido pela Companhia Espacial Nacional, localizada em Krasnoiarsk. O lançamento foi realizado na região de Kirov e contou com a participação de estudantes e professores de universidades especializadas.

O Vyatka é um portador suborbital de protótipo, com lançamento previsto para outono de 2020. O novo foguete será maior e deverá atingir a fronteira do espaço — 100 km. Durante o último lançamento, foram verificados os sistemas de telemetria, separação de estágios e resgate e dos elementos que retornarem do foguete.

Todos os testes são realizados como parte do desenvolvimento do veículo de lançamento Sibir, que deve trazer até 1000 kg em órbita terrestre baixa. Supõe-se que o primeiro lançamento da Sibéria ocorrerá em 2022.

Maxim Kulikov, diretor geral da Companhia Espacial Nacional, comentou os testes:

"Seremos os primeiros a chegar ao espaço exterior por empresas privadas e, portanto, espero que em 2022 haja testes de voo do foguete Sibir, que nos levará às cinco principais empresas espaciais do mundo".

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com