O vírus de computador Petya ataca empresas ao redor do mundo

Fonte: Wikinotícias

28 de junho de 2017

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Petya fez a sua aparição hoje em vários servidores de empresas multinacionais, especialmente com base na Europa Ocidental, é uma variante do "ransomware" do WannaCry, o programa malicioso que infectou vários servidores no mês de maio deste ano.

O Petya fez sua primeira aparição ontem na Ucrânia na empresa russa de petróleo Rosneft, de onde começou a sua disseminação, atingindo servidores dinamarqueses da transportadora multinacional Maersk, a empresa de publicidade WPP e outras empresas europeias.

O 'modus operandi' do vírus é criptografar todos os arquivos de uma empresa e colocar uma mensagem dizendo que já não podem acessar os dados armazenados no computador e que apenas os responsáveis ​​pelo desenvolvimento de ransomware pode recuperar, mediante o pagamento de uma soma em moeda virtual, bitcoin. Ele entra em computadores através de e-mails que parecem inofensivas, mas contêm links que direcionam para arquivos infectados, e uma vez dentro do computador começa a se espalhar pela rede interna da empresa para infectar outros computadores desprotegidos.

Fonte