O vírus de computador Petya ataca empresas ao redor do mundo

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Informática
Mais sobre informática

28 de junho de 2017

Petya fez a sua aparição hoje em vários servidores de empresas multinacionais, especialmente com base na Europa Ocidental, é uma variante do "ransomware" do WannaCry, o programa malicioso que infectou vários servidores no mês de maio deste ano.

O Petya fez sua primeira aparição ontem na Ucrânia na empresa russa de petróleo Rosneft, de onde começou a sua disseminação, atingindo servidores dinamarqueses da transportadora multinacional Maersk, a empresa de publicidade WPP e outras empresas europeias.

O 'modus operandi' do vírus é criptografar todos os arquivos de uma empresa e colocar uma mensagem dizendo que já não podem acessar os dados armazenados no computador e que apenas os responsáveis ​​pelo desenvolvimento de ransomware pode recuperar, mediante o pagamento de uma soma em moeda virtual, bitcoin. Ele entra em computadores através de e-mails que parecem inofensivas, mas contêm links que direcionam para arquivos infectados, e uma vez dentro do computador começa a se espalhar pela rede interna da empresa para infectar outros computadores desprotegidos.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati