Morre aos 82 años, o escritor e neurólogo Oliver Sacks

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Oliver Sacks em 2013.
Foto: Maria Popova.
Portal Obituário
Outras notícias sobre obituário

31 de agosto de 2015

Inglês escritor e neurologista Oliver Sacks, autor de livros como enxaqueca, O homem que confundiu sua mulher com um chapéu e Um antropólogo em Marte, morreu domingo com a idade de 82 anos. Em fevereiro passado, em um artigo publicado no The New York Times havia revelado que ele estava sofrendo de câncer terminal, metástases múltiplas no produto de um melanoma ocular fígado diagnosticado e tratado há nove anos.

"Acima de tudo, eu era um ser com um animal sentidos, pensando, neste planeta maravilhoso e este em si tem sido um grande privilégio e uma aventura", disse Sacks em seu artigo. O autor nasceu em Londres em 1933 e passou grande parte de sua vida nos Estados Unidos. Ele chegou a um "raro entre os cientistas" popularidade, o que lhe permitiu vender mais de um milhão de cópias de Awakenings, um livro publicado em 1973 e transformado em filme em 1990.

"Em seus livros explicou aos leitores como a síndrome de Tourette ou Asperger que lhe rendeu grande fama como um escritor de ciência", diz El Mundo. Através de seus ensaios, ele procurou explicar "o que faz de nós seres humanos, estranha viagem entre a mente e algo que poderíamos chamar de alma, nós, cada ser individual."

Fontes[editar]