Saltar para o conteúdo

Meteorologia: Islândia tem número recorde de avisos no verão de 2024

Fonte: Wikinotícias

15 de setembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Gabinete Meteorológico da Islândia (Veðurstofa Íslands) emitiu um recorde de alertas meteorológicos para qualquer verão este ano. Foram emitidos 77 avisos neste verão, oito dos quais eram laranja (de moderada gravidade) "Nunca foram emitidos mais avisos durante o verão, desde que a Agência Meteorológica Norueguesa introduziu um novo sistema de alerta", escreveu o Gabinete.

A maioria dos avisos no verão de 2024 foram emitidos no Sudeste e em Breiðafjörður, disseram os meteorologistas.

O maior número de alertas foi emitido em junho, 26 amarelos e oito laranja (18 alertas de granizo, cinco de neve e 11 de vento), e quase todos eles estavam relacionados com uma tempestade do norte que assolou o país no início do mês. Depois, uma forte tempestade de vento e chuva atingiu a metade norte e o leste.

Julho teve 13 alertas. Seis alertas eram para chuvas, principalmente na parte oeste do país, e os restantes avisos foram devido ao vento.

Em agosto o Gabinete emitiu outros 30 avisos para chuvas e ventos, com destaque para o período entre 22 a 24 de agosto, quando houve precipitação forte na metade norte do país, e nos últimos dias, quando as partes sul e oeste da Islândia sofreram com chuvas intensas que causaram inundações.

Verão com temperatura recorde

Dados da NOAA mostraram que este verão foi o mais quente já registrado no Hemisfério Norte, com 1,52ºC acima da média. Os dados também mostraram que a Europa e a Oceania tiveram o agosto mais quente já registrado.

Há indícios científicos de que as mudanças climáticas tornam os eventos meteorológicos cada vez mais extremos.

  • ((is)) Aldrei fleiri viðvaranir gefnar út að sumarlagi — Veðurstofa Íslands, 11 de setembro de 2024