Autoridades islandesas anuncia encerramento de erupção vulcânica

Fonte: Wikinotícias

10 de fevereiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Gabinete Meteorológico da Islândia, ou IMO, informou na sexta-feira que nenhuma atividade de erupção foi observada e nenhuma atividade de tremor vulcânico foi detectada por sensores sísmicos no sudoeste da Península de Reykjanes, sugerindo que a erupção vulcânica que começou lá na quinta-feira terminou.

Num comunicado publicado no seu site, a IMO disse que uma unidade especial da polícia voou com um drone sobre o local da erupção na sexta-feira para procurar sinais de atividade e não observou nenhum.

O escritório alertou, no entanto, que ainda existem perigos relacionados à poluição gasosa liberada pela erupção. Também alertou que há o perigo de que lóbulos de lava ainda possam explodir do fluxo de lava que permanece no local. Além disso, o escritório alertou que o risco de movimentos de falhas na península continuam elevados.

O Departamento de Proteção Civil e Gestão de Emergências da Islândia declarou na quinta-feira estado de emergência depois que a lava fluiu sobre um cano que transportava água quente para a Península de Reykjanes, causando o seu rompimento. A falta de água quente levou ao encerramento de escolas, museus e outras instituições públicas da região na sexta-feira.

Em comunicado divulgado na sexta-feira, a agência disse que espera que a tubulação seja consertada e que a água quente esteja fluindo até a meia-noite, horário da Islândia.

A erupção começou na quinta-feira, expelindo lava a 80 metros de altura a partir de uma fenda de 3 quilômetros que se abriu na terra. Foi a terceira vez que o vulcão entrou em erupção desde dezembro. A vila de Grindavik, a área povoada mais próxima do local da erupção, foi evacuada desde a erupção inicial.

A IMO estima que cerca de 15 milhões de metros cúbicos de rocha derretida fluíram do solo nas primeiras sete horas após a erupção de quinta-feira.

Uma das principais atrações turísticas da Islândia, o spa Blue Lagoon, foi fechado ao público depois que a lava cobriu a sua principal estrada de acesso. Uma testemunha disse à agência de notícias Reuters que a piscina exterior estava ilesa.

Fontes[editar | editar código-fonte]