Cidade da Islândia é evacuada após vulcão dar sinais de erupção

Fonte: Wikinotícias

12 de novembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma cidade pesqueira no sudoeste da Islândia foi totalmente esvaziada neste sábado (11) depois que as autoridades detectaram um alto risco de erupção vulcânica na região. Cerca de 3 mil moradores de Grindavik tiveram que deixar suas casas em poucas horas, seguindo as orientações da Defesa Civil do país.

A decisão foi tomada após uma intensa atividade sísmica na península de Reykjanes, onde fica a cidade. Nos últimos dias, foram registrados mais de 1,4 mil tremores de terra, alguns deles com magnitude superior a 4 na escala Richter. O escritório meteorológico islandês informou que há um corredor de magma se formando sob a superfície, com cerca de 10 quilômetros de extensão, que pode romper a qualquer momento.

As autoridades também elevaram o alerta de aviação para laranja, indicando um perigo maior para o tráfego aéreo. As erupções vulcânicas podem lançar cinzas na atmosfera, causando falhas nos motores dos aviões, danos nos sistemas de controle e redução da visibilidade. Em 2010, uma grande erupção na Islândia interrompeu milhares de voos entre a Europa e a América do Norte, causando prejuízos às companhias aéreas.

A Islândia é um país com alta atividade vulcânica, devido à sua localização sobre a junção de duas placas tectônicas: a Eurasiática e a Norte-Americana. A península de Reykjanes, em particular, tem sido palco de várias erupções nos últimos anos.

Os moradores de Grindavik foram levados para abrigos em outras cidades próximas. Ainda não há previsão de quando poderão retornar às suas casas. As autoridades pedem que a população fique atenta às orientações e evite se aproximar da área de risco.

Fontes