Mudanças climáticas fazem tempestades, com o furacão Laura, piorarem
30 de agosto de 2020
Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Wisconsin e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), publicado no PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences ), descobriu que a probabilidade de tempestades atingirem o status de "grande furacão" (categoria 3 ou mais, com ventos sustentados de no mínimo 180km/h - 110 mph) aumentou década após década. "A mudança é de cerca de 8% por década", disse Jim Kossin, autor do estudo, à CNN em maio passado.
Segundo o estudo, o aquecimento global faz com que furacões, tufões e ciclones tropicais se tornem cada vez mais fortes e mais mortais enquanto o tempo passa.
Leia o estudo no PNAS (em inglês): Global increase in major tropical cyclone exceedance probability over the past four decades
O furacão Laura
O Laura, que atingiu principalmente a costa da Lousiana dias atrás, onde deixou um rastro de destruição e 16 mortos, segundo Allison Chinchar e Brandon Miller, meteorologistas da CNN, pode ser um exemplo desta mudança, já que quebrou vários recordes: 1) registrou o nível de água mais alto no medidor do rio Mermentau em Grand Chenier. O medidor atingiu o pico de 17,14 pés, mais de 4 pés acima da altura anterior de 13 pés do furacão Audrey em junho de 1957; 2) Laura foi a sétima tempestade nomeada a atingir os EUA até agora em 2020, a maior parte antes do final de agosto (quatro tempestades tropicais e três furacões).
O serviço de meteorologia da ONU considerou o Laura a tempestade mais forte da Temporada de Furacões no Atântico de 2020.
Em sua passagem pelo Caribe, o furacão havia deixado ao menos outras 23 pessoas mortas.
Nota: tempestades são nomeadas (recebem nomes) a cada Temporada de Furacoes (ou Tufões ou Ciclones, dependendo da região onde ocorrem) sempre que atingem determinado nível de intensidade.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícias Relacionadas
- Furacão Laura se intensifica e atinge categoria 4
- Furacão Laura devasta comunidades da costa da Lousiana
Fontes
- Climate change didn't cause Hurricane Laura but it did make the storm worse, CNN, 30 de agosto de 2020.
- Death toll up to 16 for Hurricane Laura, ABC News, 29 de agosto de 2020.
- WMO: Laura by Far the Strongest Hurricane of 2020 Atlantic Season, ONUN - WMO, 29 de agosto de 2020.
- Tropical Storm Laura Kills at Least 23 People in Haiti, Dominican Republic, The Weather Channel, 24 de agosto de 2020.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|