Iêmen: mais de 2 milhões de crianças passarão fome no país em 2021

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

14 de fevereiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Vítimas de um conflito sem fim no Iêmen, 2,3 milhões de crianças iemenitas de até 5 anos de idade deverão passar fome ou mesmo chegar a inanição, alertou a ONU dias atrás. A "Save The Children ficou horrorizada", reportou o website ligado à ONU, ReliefWeb, que divulgou uma matéria sobre o assunto.

Segundo o ReliefWeb, o número representa um aumento de 16% em relação a 2020 e será a maior cifra já registrado no país.

O texto também alertou que, das cerca de 400 mil crianças pequenas que devem chegar à inanição, uma parte morrerá, e que o problema da falta de alimentos também atinge mulheres grávidas, o que significa que mais crianças nascerão com fome.

De acordo com dados da ONU, as regiões de Taiz, Hodeidah, Sa'ada e Ibb, no norte do país, são as que sofrerão mais com a escassez de alimentos. Nestes locais, entre 2019 e 2020, já houve um aumento de 52% no número de crianças desnutridas.

Safiya*, mãe de Noor*, de quatro meses, relatou para a ONU que está deprimida devido a situação. “Eu levei Noor para o hospital. O médico receitou leite para ela. Eu costumava comprar a mamadeira para ela por 3000 YER (US$ 12). Agora eu compro por 4000 YER (16). Estamos sofrendo porque não temos dinheiro para comprar seu leite e outras [mercadorias]. Não queremos mais viver [assim]. Eu estou tão deprimida. Todas as crianças estão doentes. Eu realmente perdi as esperanças. Não temos a alimentação necessária. Se almoçarmos, não jantaremos. Às vezes meus filhos dormem sem jantar ou sem água".

*Nota: os nomes foram trocados para manter o anonimato das pessoas

O conflito

O conflito (Guerra Civil) no Iêmen já dura quase seis (06) anos e é considerado hoje como a maior crise humanitária do mundo. Devido a guerra, houve problemas com o fornecimento de alimentos, aumentos de preços e danos ao sistema de saúde, sistema que se viu ainda mais afetado por causa da pandemia de covid-19.

Como ajudar?

A Save The Children, que se descreve como "a maior organização humanitária do Iêmen", lançou a campanha de arrecadação de fundos Help Save Children Amidst Yemen’s Humanitarian Crisis. Para fazer uma doação, basta clicar aqui e preencher os dados.

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit