EUA realizam novos ataques com mísseis aos houthis no Iêmen

Fonte: Wikinotícias

18 de janeiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As forças dos EUA realizaram ataques aéreos na noite de quarta-feira contra 14 mísseis dos houthis no oeste do Iêmen, disse o Comando Central dos EUA.

“As ações dos terroristas Houthi apoiados pelo Irã continuam a colocar em perigo os marinheiros internacionais e a perturbar as rotas comerciais no sul do Mar Vermelho e nas vias navegáveis ​​adjacentes”, disse o general Michael Erik Kurilla.

“Continuaremos a tomar medidas para proteger as vidas de marinheiros inocentes e sempre protegeremos o nosso povo”, disse ele.

Os ataques dos EUA são a quarta ação direta, incluindo uma com as forças britânicas, contra rebeldes houthis no Iêmen, em resposta a ataques e ameaças a navios no Mar Vermelho.

Os ataques ocorreram horas depois que um drone lançado da parte do Iêmen controlada pelos houthis atingir um navio de bandeira das Ilhas Marshall. O operador do navio não relatou feridos no ataque e disse que o navio sofreu danos limitados.

Um porta-voz da Marinha da Índia disse na quinta-feira que um contratorpedeiro indiano respondeu a um pedido de socorro do M/V Genco Picardy e prestou assistência à tripulação de 22 pessoas, que incluía nove indianos. Um especialista inspecionou a área danificada e tornou segura a viagem do navio até o porto.

Os houthis dizem que estão agindo em solidariedade com os palestinos em meio à guerra de Israel.

As principais companhias marítimas responderam redirecionando os navios na rota mais longa e mais cara em torno da África. A rota do Mar Vermelho é uma ligação marítima vital entre a Europa e a Ásia, transportando cerca de 15% do tráfego marítimo mundial.

Notícias relacionadas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]