General Evariste Ndayishimiye toma posse como presidente do Burundi

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

19 de junho de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Após a repentina morte de Pierre Nkurunziza, que cumpria seu terceiro mandato como presidente após ser eleito pela primeira vez em 2005, no dia 8 de junho, o novo presidente do Burundi foi empossado hoje. O general-major Evariste Ndayishimiye começou seu discurso prestando uma homenagem ao ex-presidente, após um minuto de silêncio ser observado, seguindo depois com uma fala que enaltecia a situação positiva do país "graças ao governo" de Nkurunziza.

Ele também disse que quer "ser um servo do povo do Burundi e garantir o bem-estar de sua população (...) Acabamos de passar os últimos quinze anos lançando bases sólidas para a paz e a democracia. É com base nisso que consolidaremos nossa economia e garantiremos uma verdadeira justiça social para que nossos compatriotas possam florescer em sua terra natal", enfatizou.

Entre as ações propostas por ele inicialmente estão a manutenção do ensino primário gratuito e a assistência à saúde materna e para crianças menores de 5 anos de idade. Ele também disse que pretende que cada município do Burundi tenha um hospital digno, a fim de garantir o direito à assistência médica para todos.

O país estava envolvido em uma guerra civil de 12 anos antes de Nkurunziza chegar à presidência. Cerca de 300.000 pessoas foram mortas no conflito, durante o qual Nkurunziza serviu no CNDD-FDD, o grupo que acabaria se tornando o partido a assumir o poder no país.

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com