Refugiados em Ruanda sofrem de doença 'urbana'

Fonte: Wikinotícias

25 de julho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Uma reportagem publicada na segunda-feira no jornal britânico The Guardian apontou que um número crescente de pessoas no Campo de Refugiados de Mahama, em Ruanda, está se registrando em centros de saúde para doenças não transmissíveis, ou DNTs, que geralmente são vistas em idosos e em áreas urbanas. Exemplos citados no artigo incluem uma criança hipertensa de 6 anos, uma criança de 2 anos com problemas respiratórios, uma mulher de 40 anos com insuficiência renal que se tornou hipertensa durante a gravidez e uma mulher de 20 anos diagnosticada com diabetes depois de entrar em coma.

O relatório diz que, embora o número de pessoas com DNTs em Mahama esteja em 5% do número total de casos, os números estão aumentando a cada mês. Mahama abriga 58.000 dos 127.000 refugiados do país, informou o The Guardian. Dieudonne Yiweza, oficial sênior de saúde pública regional para o leste e o Chifre da África na agência de refugiados da ONU, disse à publicação: “antes dissemos que as DNTs afetam os ambientes urbanos. Agora, eles estão atacando locais de refugiados e estão afetando crianças e jovens. Para os refugiados, esta é uma situação desafiadora”.

Yiweza disse que não é incomum encontrar crianças de 10 ou 15 anos que sofreram derrames. Os fatores que contribuem para as DNTs em jovens, disse Yiweza, incluem moradia precária, dieta limitada que geralmente carece de proteínas, e trauma.

Fontes