Falece o escritor e Nobel de Literatura José Saramago

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

18 de junho de 2010

O escritor português e Prémio Nobel da Literatura em 1998 José Saramago morreu hoje aos 87 anos em Lanzarote, após agravamento do seu estado de saúde. Segundo a agência Efe, a morte ocorreu por volta das 13h no horário local, quando o escritor estava em casa, acompanhado da mulher e tradutora, Pilar del Río.

José Saramago nasceu a 16 de novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga (Golgã). Foi jornalista escritor, desenhador, funcionário da Saúde e da Providência Social, editor e tradutor. Autodidata, publicou seu primeiro trabalho, "Terra do Pecado", em 1947. Suas obras mais importantes são Ensaio sobre a Cegueira, O Evangelho segundo Jesus Cristo e Memorial do Convento.

O seu livro Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, em inglês) foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, tendo sido produzido no Japão, Brasil e Canadá e dirigido por Fernando Meirelles. Já este ano, em 2010, o director português António Ferreira adaptou um conto retirado do livro "Objecto Quase", conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha.

Fontes


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati