Ex-policiais enfrentam acusações pela morte de homem negro em Memphis

Fonte: Wikinotícias

13 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um grande júri federal indiciou cinco ex-policiais do Tennessee pelo espancamento mortal em janeiro de Tire Nichols, um motorista negro de 29 anos.

O procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, anunciou as acusações, que incluem violações dos direitos civis federais, conspiração e obstrução. As acusações de direitos civis acarretam pena de prisão perpétua.

“O país assistiu com horror quando Tire Nichols foi chutado, socado, eletrocutado e pulverizado com pimenta, e todos nós ouvimos o Sr. Nichols gritar por sua mãe e dizer: 'Só estou tentando ir para casa'”, disse Garland em um conferência de imprensa terça-feira.

“Os agentes que violam os direitos civis daqueles que juraram proteger prejudicam a segurança pública, que depende da confiança da comunidade na aplicação da lei”, disse ele. “Eles desonram seus colegas oficiais que fazem seu trabalho com integridade todos os dias”.

Nichols morreu em 10 de janeiro, três dias depois de ter sido violentamente agredido pelos policiais durante uma parada de trânsito perto de Memphis.

O incidente, capturado pela câmera e expondo um dos piores casos de brutalidade policial na memória recente, gerou indignação em todo o país e desencadeou investigações por parte das autoridades locais e federais.

Os cinco detetives – Emmitt Martin III, Tadarrius Bean, Demetrius Haley, Desmond Mills Jr. e Justin Smith – foram demitidos dias depois.

Em janeiro, eles foram acusados ​​de homicídio em segundo grau e outros crimes. Assassinato em segundo grau no Tennessee acarreta pena de 15 a 60 anos. Assim como Nichols, todos os cinco policiais são negros.

A acusação federal aumenta as acusações contra os policiais e os expõe a penas mais severas. Acusa-os de privar deliberadamente Nichols dos seus direitos constitucionais e pode mandá-los para a prisão para o resto das suas vidas.

Notícias relacionadas

Fontes