Polícia de Memphis demite sexto policial após morte de homem negro

Fonte: Wikinotícias

31 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A polícia da cidade de Memphis, Tennessee, no sul dos Estados Unidos, disciplinou um sexto policial por seu papel no espancamento fatal de Tire Nichols, um homem negro de 29 anos.

O oficial Preston Hemphill foi demitido de seu emprego na força policial, mas não foi acusado de nenhum crime. A polícia de Memphis não revelou o papel de Hemphill na prisão e espancamento de Nichols.

Cinco outros policiais foram acusados ​​de assassinato em segundo grau, agressão agravada, sequestro agravado, má conduta oficial e opressão oficial.

A polícia divulgou um vídeo na sexta-feira mostrando os cinco policiais espancando Nichols brutalmente no início deste mês, depois de pará-lo por suposta direção imprudente. Nichols morreu devido aos ferimentos três dias depois.

O vídeo mostrou vários policiais segurando Nichols enquanto outros policiais o chutavam, socavam e batiam nele com um cassetete. Em um clipe do vídeo, Nichols pode ser ouvido chorando por sua mãe.

Familiares de Nichols, assim como manifestantes que realizaram protestos desde o lançamento do vídeo, pediram que mais policiais fossem demitidos ou indiciados.

A Associated Press informou que dois assistentes do xerife do condado de Shelby foram dispensados ​​do serviço sem remuneração enquanto sua conduta é investigada. Ele disse que dois funcionários do Corpo de Bombeiros de Memphis também foram afastados do serviço.

No sábado, o Departamento de Polícia de Memphis dissolveu a unidade policial da qual os cinco policiais acusados ​​faziam parte.

Fontes