Espanha lidera projeto para exportação de cereais da Ucrânia
25 de junho de 2022
Pedro Sánchez, Presidente do Governo da Espanha, anunciou que o país está liderando um projeto público-privado que permitirá tirar da Ucrânia cerca de 8.000 toneladas de cereais nos próximos três meses, os quais serão armazenados em vários silos nos portos espanhóis no Mediterrâneo. O projeto, que terá início em meados de julho na fase piloto, conta com a colaboração da Polônia, Luxemburgo e França.
A ONU estima que cerca de 180 milhões de pessoas em 41 países podem sofrer com a crise alimentar agravada pela guerra na Ucrânia. Por isso, Sánchez defendeu a urgência de escoar as safras de cereais ucranianas, bloqueadas pela Rússia, estimadas em mais de 20 milhões de toneladas. Durante seu discurso ontem, Sánchez enfatizou que a Rússia está promovendo uma campanha de desinformação e lembrou que as sanções europeias impostas à Rússia não afetam de forma alguma as exportações de alimentos pelos ucranianos e russos.
Segundo a Forbes em março passado, pouco após a Rússia atacar a Ucrânia, “os dois países exportam cerca de 210 milhões de toneladas do grão, 30% do comércio mundial.”
Notícias Relacionadas
Fontes
- ((es)) Pedro Sánchez subraya el carácter histórico de un Consejo Europeo en el que Ucrania y Moldavia han obtenido el estatus de candidatos a la UE — La Moncloa, 24 de junho de 2022
- ((pt)) Ucrânia está entre os maiores produtores de trigo do mundo e afeta todo o mercado — Forbes, 4 de março de 2022
Essa notícia, ou partes dela, foi extraída do Governo da Espanha (La Moncloa). |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |