Cantor guineense Mory Kanté morre
22 de maio de 2020
Mory Kanté, cantor guineense de renome mundial, morreu nesta sexta-feira (22) em Conacri aos 70 anos. Kanté, a quem muitos apelidaram carinhosamente de "griot elétrico", era conhecido em todo o mundo por seu domínio do corá, um instrumento de percussão de origem na África Ocidental.
O Sr. Kanté iniciou sua carreira na década de 1970 e obteve sucesso internacional com a canção Yéké Yéké. Quando a morte foi anunciada, várias personalidades saudaram a memória de Kanté. “A cultura africana está de luto. Meus pêsames”, escreveu o presidente guineense Alpha Condé em sua conta no Twitter.
“Grande perda para o nosso país. Sua herança artística e cultural é eterna. Nestes dias santos, que Deus receba Mory Kanté em seu reino”, acrescentou o ministro do Trabalho, Moustapha Naité. “Sinto um enorme vazio hoje com a partida deste baobá da cultura africana. Descanse em paz”, escreveu o cantor e ex-ministro senegalês Youssou N'Dour.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Le chanteur guinéen Mory Kanté est décédé", proveniente de Wikinotícias em Francês. |
Annie Yanbekian. Le chanteur guinéen Mory Kanté, connu pour son tube "Yéké Yéké", est mort à l'âge de 70 ans — France Info, 22 de maio de 2020.
Décès de Mory Kanté, maître suprême de la Kora — VOA, 22 de maio de 2020.
Tweet de Moustapha Naïté — Twitter, 22 de maio de 2020.
Tweet de Youssou N'Dour — Twitter, 22 de maio de 2020.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|