COVID-19: governo espanhol sugere volta do confinamento nas cidades mais afetadas

Fonte: Wikinotícias

25 de setembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Durante coletiva de imprensa realizada hoje, Salvador Illa, ministro da Saúde, recomendou que todas as cidades da Comunidade de Madrid que tenham tido 500 casos o mais de Covid-19 (por 100 mil habitantes) nas últimas duas semanas, entre as quais se inclui a capital nacional, Madri, decretem um novo lockdown, restringindo o movimento das pessoas.

"Precisamos atuar com determinação em relação ao que vem por diante" disse Illa durante a coletiva, transmitida no Twitter oficial do governo. "Semanas duras e complicadas estão por vir", adicionou.

Illa recomendou quatro ações básicas, propostas, em parceria, pelo Ministério da Saúde e o Governo Central:

  • que as medidas de controle sejam aplicadas em todas as cidades da Comunidade (o equivalente a estado no Brasil) onde tenha havido 500/100.000 casos nas últimas semanas, não só em Madrid;
  • que se recomende oficialmente que a circulação de pessoas, quando desnecessária, seja evitada;
  • que praças de alimentação e afins sejam fechadas para o público;
  • que bares e restaurantes atendam com apenas 50% de sua capacidade.

Reações do governo de Madrid

Isabel Díaz Ayuso, presidenta da Comunidade de Madrid, que já estava insatisfeita com o longo lockdown de meses atrás na cidade de Madri, quando o país era um dos mais atingidos pela pandemia de Covid-19, rechaçou qualquer "imposição governamental". Antonio Zapatero, representante da Saúde da Comunidade, disse que continuaria "encantado de continuar o trabalho de colaboração, mas deve ser isto: colaboração e não imposição".

O governo de Madrid pede que as mesmas regras sejam aplicadas em todo país, o que vale dizer que Ayuso defende que todas as cidades espanholas façam lockdown ou que nenhuma faça.

A cidade de Madrid registrou cerca de 1.000/100.000 casos nos últimos 14 dias, uma cifra muito acima do máximo esperado de 500, enquanto em toda Comunidade já há 4 mil pessoas internadas.

Atualmente, já são 45 as áreas em toda Comunidade que estão com a circulação de pessoas e as atividades restritas, incluindo o funcionamento de escolas e do comércio.

Estado de Alarme

Jornalistas perguntaram a Illa porque, diante da gravidade da situação, o Governo Central não usava o Artigo 11, que decreta Estado de Alarme, ao que o ministro respondeu que espera "a lealdade entre todas as comunidades autônomas".

O Estado de Alarme havia sido decretado em toda Espanha em março passado.

Notícias Relacionadas

Fontes