29 países condenam paralisação da internet na Bielorrússia

Fonte: Wikinotícias

18 de setembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Dezenas de países condenaram veementemente as ações das autoridades bielorrussas, que continuam a tentar desligar a internet e bloquear conteúdo após as eleições presidenciais de 2020. Isto é afirmado em uma declaração conjunta sobre o bloqueio da internet na Bielorrússia.

“O bloqueio ou a filtragem dos serviços da internet restringem injustificadamente o direito à reunião pacífica e à liberdade de expressão… Em combinação com medidas restritivas e intimidação aplicadas a candidatos da oposição, bem como prisões e detenções em massa de membros da sociedade civil bielorrussa e jornalistas estão destruindo ainda mais o espaço cívico”, diz o comunicado, cujos autores prometeram apoiar o povo da Bielorrússia.

O apelo foi assinado por representantes das autoridades dos Estados Unidos, Austrália, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Islândia, Irlanda, Japão, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polônia, Eslovênia, Suécia, Suíça, Reino Unido e Ucrânia.

“Pedimos às autoridades bielorrussas que se abstenham de desconectar a internet. Pedimos ao governo bielorrusso que respeite… os direitos humanos e as liberdades fundamentais, a democracia e o Estado de Direito”, diz a declaração.

Fontes

((ru)) США и еще 28 стран осудили отключение Интернета в Беларуси — VOA, 18 de setembro de 2020