Zelenskyy visita República Tcheca e UE promete mais munições

Fonte: Wikinotícias

7 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, reiterou na sexta-feira seu pedido de armas de longo alcance para conduzir operações ofensivas e defensivas contra as forças russas.

Falando durante uma visita à República Tcheca, Zelenskyy disse que a Ucrânia estava conversando sobre sistemas de armas de longo alcance com muitos aliados.

"Sem armas de longo alcance, é difícil não só realizar uma missão ofensiva, mas também, honestamente, conduzir uma operação defensiva. É muito difícil. Isso significa que você está defendendo sua terra e não pode alcançar a distância adequada para destruir seu inimigo, ou seja, o inimigo tem uma vantagem distante", disse ele.

A visita de Zelenskyy a Praga faz parte de uma viagem ao exterior antes de uma cúpula da Otan na próxima semana, durante a qual ele deve instar a aliança a admitir a Ucrânia como membro. Algo que já foi negado pela Otan antes.

A União Europeia disse na sexta-feira que seus Estados membros chegaram a um acordo para gastar US$ 545 milhões para aumentar a produção de munição para a Ucrânia e restaurar os estoques de munição de seus membros.

As forças ucranianas avançaram mais de um quilômetro contra as tropas russas perto da cidade oriental de Bakhmut, disse o porta-voz militar Serhiy Cherevatyi à televisão ucraniana na sexta-feira.

Fontes