Wikipédia em português chega a um milhão de artigos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Navegação Internet
Outras notícias sobre Internet

26 de junho de 2018

Mundo —

Em constante crescimento desde sua criação em 2001, a Wikipédia em português atingiu no dia 26 de junho de 2018 a marca de um milhão de artigos escritos, com a criação do artigo Perdão de Richard Nixon pelo usuário Érico.

O que é a Wikipédia

Novo logótipo escolhido para a comemoração.

Totalmente escrita por voluntários espalhados pelo mundo inteiro, a Wikipédia é mantida por uma fundação sem fins lucrativos, a Wikimedia Foundation. O corpo de editores é diverso, difuso, voluntário e não tem qualquer ligação profissional com a Wikimedia Foundation, que é mantida com doações, não solicita dados pessoais e respeita rigorosamente a privacidade de leitores e editores. Isso favorece a escrita neutra, imparcial e isenta de interferência externa.

Todo o texto da Wikipédia está publicado sob as licenças livres Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0 e GNU Free Documentation License (GFDL), permitindo que os colaboradores acrescentem e modifiquem o trabalho um do outro e dando a terceiros os direitos de modificar e reutilizar os verbetes da Wikipédia, desde que deem crédito aos autores e utilizem a mesma licença.

A marca de um milhão de verbetes foi ultrapassada, anteriormente, por Wikipédias em outros idiomas, como inglês, alemão, francês, russo e espanhol. A Wikipédia em português é atualmente a 15ª maior em número de artigos — existem no momento Wikipédias em 298 idiomas. A enciclopédia em inglês, a maior de todas, é composta de mais de 5,6 milhões de verbetes.

Um trabalho em progresso

Desde o lançamento da enciclopédia em 2001, não aumentou apenas o número de artigos, mas também a qualidade da informação nesses artigos. Os verbetes melhoram continuamente, tornam-se mais completos, mais bem formatados e apresentam mais fontes. A verificabilidade e a imparcialidade formam as bases do processo editorial. O trabalho de reciclagem é constante e artigos que não satisfazem os critérios mínimos são reescritos ou eliminados. Existem diversos processos de avaliação, revisão e controle das alterações de conteúdo, de forma que edições mal-intencionadas são detectadas e desfeitas. O número de artigos de alta qualidade vem crescendo e hoje há mais de dois mil artigos avaliados como excelentes pela própria comunidade, entre eles Império Romano, planeta Terra e heavy metal, que definitivamente superam em qualidade os respectivos artigos em enciclopédias comerciais.

Hoje, o domínio wikipedia.org é o quinto mais visitado no mundo, o décimo segundo mais visitado no Brasil e o oitavo em Portugal com semelhante destaque em todos os países de língua portuguesa. A versão em português da Wikipédia tem cerca de 350 milhões de visitas por mês, sendo cerca de metade desses acessos feita a partir de dispositivos móveis.

Objetivos

A Wikipédia fornece referências, bibliografias e ligações externas que corroboram e complementam o conteúdo de seus artigos, ligações para outros verbetes da enciclopédia e para seus análogos em outras línguas. Todo artigo tem sua página de discussão aberta e cada uma das versões de uma página pode ser lida livremente. Tudo isso para fomentar a leitura crítica e tornar a busca por informação de qualidade um processo de pesquisa pela análise de fontes diversas e pontos de vista variados. Nesse processo, espera-se instigar o leitor a assumir uma postura ativa e contribuir com a melhoria do conteúdo.

Há iniciativas para fomentar a diversificação e a qualificação do corpo de editores, como o projeto Wikipédia na Educação, que visa a melhoria do conteúdo da enciclopédia como atividade de aprendizagem junto a diversas universidades e outras instituições de ensino e campanhas para aumentar o número de voluntárias do sexo feminino, que em 2011 representavam apenas 10% dos editores.

Espera-se que a Wikipédia lusófona conte com cada vez mais voluntários, de forma a impulsionar o projeto e fazer com que a cada dia o objetivo de fornecer informação livre e gratuita para todos esteja cada vez mais completo. Este trabalho é contínuo, expansivo e jamais se encerra, nas palavras do fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, ela "não terá fim do ponto de vista de conteúdo, já que o conhecimento humano nunca terá fim. Assim, tanto o conhecimento quanto a Wikipédia estarão sempre crescendo."

Fontes

  • O artigo foi parcialmente extraído de Editores da Wikipédia. Wikipédia:Um milhão de artigos, 26 de junho de 2018. Página visitada em 28 de junho de 2018. O texto está publicado sob as licenças livres Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0 e GNU Free Documentation License.