Wikinotícias em português volta a ultrapassar a Wikinotícias em espanhol

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Navegação Internet
Outras notícias sobre Internet
Logo da Wikinotícias em português.
Ficheiro: Copyright: Fundação Wikimedia.
Logo da Wikinotícias em espanhol.
Ficheiro: Copyright: Fundação Wikimedia.

6 de dezembro de 2014

A Wikinotícias (versão da Wikinews) em língua portuguesa voltou pela segunda vez na história nesse mês, a sua 7ª posição em número de notícias publicadas, ao ultrapassar a Wikinotícias em língua espanhola, após perder essa posição no dia 23 de fevereiro de 2011, quando tinha na época 6382 notícias, contra os 6385 da versão espanhola, como pode ser comprovado no histórico do Meta.

A volta da posição acontece apesar da Wikinotícias espanhola (ou castelhana) ter mais usuários ativos do que a versão portuguesa (ou lusofonia), enquanto do lado português a publicação que mantinha estagnada desde 2012, aumentou no ritmo no final dos meados de agosto, porém aumentando ritmo em novembro.

Por volta das 23 horas UTC do dia 1º de dezembro, pelas "estatísticas" em português e em espanhol apareciam empatadas em 8.424 notícias publicadas cada uma, como é comprovado pelo Meta, no dia seguinte. Horas antes, no mesmo Meta, a contagem faltavam 18 para alcançar a versão espanhola, como pode ser comprovado às 12 horas UTC.

Em 2 de dezembro, enquanto nas duas estatísticas apareciam empatadas no meta, nesse momento já estavam distanciando ainda mais. Porém, quando o usuário Saskeh decidiu saber quanto estava o número exato da ultrapassagem dos números de notícias, percebeu que o número real sofreu súbita alta para 100, apesar não estivessem publicadas esse número, que segundo outro usuário Grondin, que é administrador, postado na página de discussão, foi devido ao uso de transwiki (importação de notícias em outros projetos) em tradução à língua lusa, fazendo que fizesse em "8.524", ao invés de "8.424" notícias.

No dia 3 de dezembro, a versão espanhola chegou a ultrapassar a portuguesa por apenas única diferença (o número do meta está errado, pois o certo é 9432 contra os 9431, que aparece como "9531"), mas a reação durou apenas quase 30 horas depois, quando no dia 4 de dezembro, a versão portuguesa voltou a ultrapassa-la (9447 contra os 9441, apesar de aparecer "9547"), graças ao empenho de outros wikijornalistas Leandro LV, ANGwiki, Grondin e Saskeh.

Notícias Relacionadas[editar]

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.

Fonte[editar]