Wikinotícias em português completa dez anos de existência

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikimedia Foundation headquarters
Histórias Relatadas
Mais informação na Wikimedia Foundation


Logo da Wikinotícias em português.
Ficheiro: Copyright: Wikimedia Foundation

19 de fevereiro de 2015

A Wikinotícias lusófona, versão da Wikinews em língua portuguesa, completa hoje (19 de fevereiro) seus 10 anos de atividades com a marca de 10.671 notícias. Na quela época, as primeiras notícias foram do usuário brasileiro Ikescs, com as notícias Terremoto de 6,9 graus alerta a Indonésia (às 17h43min UTC) e ONU é contra a clonagem humana (às 17h57min UTC). Alguns meses depois, também o usuário brasileiro Carlosar passou a contribuir, praticamente sozinho, quase diariamente, destacando-se as notícias sobre os casos do "Mensalão", das "Sanguessugas" e do mundo, com ajuda de outros wikipedistas e wikijornalistas.

Depois da popularização da Wikipédia, ocorrida entre 2005 a 2007, os wikijornalistas (todos vindos da Wikipédia em português) que participaram na época do lançamento deixaram o projeto entre 2008 e 2009. As alegações foram falta de tempo, assuntos pessoais e até divergências com administradores, que por vezes nem apareciam mais, apesar de estarem no cargo.

Esses resultados provocaram a queda de publicação das notícias e levaram o serviço a parar no tempo, perdendo posições e chegando a ficar na 8ª posição, que foi ultrapassada pela Wikinotícias em versão espanhol, em 2009 (hoje a versão espanhola está na 8ª posição). Entre o final de 2011 e meados de 2012, voltou a ter força, mas novamente foi abandonado depois que um dos usuários mais ativos que publicavam notícias foi acusado de usar uma conta para burlar um bloqueio anterior, teve sua conta bloqueada e nunca mais voltou.

A história da Wikinotícias também é de abandono. Entre 2008 e 2014, período em que era registrado os seis anos de altos e baixos da Wikinotícias, foi praticamente abandonada, foi alvo de vandalismos de publicações de notícias irrelevantes e também dos spans, que demoraram dias ou meses para serem apagados. Com o aparecimento de novos wikijornalistas na segunda metade de 2014, como ANGwiki, Marcos dias de oliveira, Leandro LV e Saskeh, fez com que Grondin também colaborar com outros utilizadores (ou usuários), já que ele publicava praticamente sozinho e era administrador.

Após aparecimento dos novos wikijornalistas, a versão lusófona finalmente voltou ser a mais produtivas de todas as Wikinotícias, tornando-se a oitava versão a alcançar essa marca. Antes de a Wikinotícias em português alcançar mais de 10 mil notícias, outros projetos paralelos da Wikinotícias já alcançaram essa quantidade: em inglês, polonês, alemão, italiano, sérvio e francês.

Nas estatísticas de hoje, existem 10.671 notícias do total dos 33.825 páginas; foram realizadas 196.015 edições, com média de edições por página 5,79; estão registrados os 9.558 utilizadores (ou usuários), dos quais 27 são ativos; já pela administração e os privilégios de usuários, existem 18 editores, 13 críticos, 6 administradores e nenhum burocrata, porém a maioria não estão ativos.

Notícias Relacionadas[editar]

Fontes[editar]

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador. Veja a página de discussão para mais detalhes.

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati