Wikinotícias em português alcança a marca de dez mil notícias

Fonte: Wikinotícias
Logo da Wikinotícias em português.
Ficheiro: Copyright: Wikimedia Foundation

31 de dezembro de 2014

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Wikinotícias, versão da Wikinews em língua portuguesa, alcançou na quarta-feira, dia 31 de dezembro de 2014, a marca de dez mil notícias, com a notícia de Literatura mundial e brasileira perde grandes nomes em 2014, publicada pelo usuário e wikijornalista Leandro LV.

As primeiras edições da Wikinotícias foram do usuário brasileiro Ikescs, com as notícias Terremoto de 6,9 graus alerta a Indonésia (às 17h43min UTC) e ONU é contra a clonagem humana (às 17h57min UTC). Alguns meses depois, também o usuário brasileiro Carlosar passou a contribuir, praticamente sozinho, quase diariamente, destacando-se as notícias sobre os casos do "Mensalão", das "Sanguessugas" e do mundo, com ajuda de outros wikipedistas e wikijornalistas.

Depois da popularização da Wikipédia, ocorrida entre 2005 e 2007, os wikijornalistas (todos vindos da Wikipédia em português) que participaram na época do lançamento deixaram o projeto entre 2008 e 2009. As alegações foram falta de tempo, assuntos pessoais e até divergências com administradores, que por vezes nem apareciam mais, apesar de estarem no cargo.

Esses resultados provocaram a queda de publicação das notícias e levaram o serviço a parar no tempo, perdendo posições e chegando a ficar na 8ª posição, que foi ultrapassada pela Wikinotícias em versão espanhol, em 2009, mas atualmente está na 6ª posição. Entre o final de 2011 e meados de 2012, voltou a ter força, mas novamente foi abandonado depois que um dos usuários mais ativos que publicavam notícias foi acusado de usar uma conta para burlar um bloqueio anterior, teve sua conta bloqueada e nunca mais voltou.

A história da Wikinotícias também é de abandono. Entre 2009 e 2014, praticamente abandonada, foi alvo de vandalismos de publicações de notícias irrelevantes e também dos spans, que demoraram dias ou meses para serem apagados. Com o aparecimento de novos wikijornalistas em meados de 2014, a versão lusófona finalmente voltou ser a mais produtivas de todas as Wikinotícias, tornando-se a oitava versão a alcançar essa marca. Antes de a Wikinotícias em português alcançar 9 mil notícias, outros projetos já alcançaram essa quantidade: Wikinotícias em inglês, polonês, alemão, italiano, sérvio e francês. No final de outubro, era a vez do espanhol.

Notícias Relacionadas

Fontes

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.