Wikinotícias:VRT

Fonte: Wikinotícias
Logotipo do VRT
Logotipo do VRT

VRT (anteriormente OTRS) é uma comunidade da Wikimedia responsável pelo recebimento e respostas de emails. Isso inclui informações gerais, perguntas da imprensa e permissão de uso.

Emails atualmente disponíveis:

Pedimos a compreensão de todos para que as mensagens sejam enviadas apenas ao endereço de e-mail mais pertinente. Nunca envie sua mensagem para mais de um endereço.

O email deve ser enviado pelo detentor dos direitos autorais, que licencia tal obra sob uma licença livre (Creative Commons). É recomendado seguir o modelo proposto.

O e-mail de permissão deve: Conter o nome completo do autor da obra, seja ela jurídica ou física, detetora dos direitos autorais; Deixar claro que a mídia em questão está sendo licenciada sob uma licença livre. Ou seja, o email deve conter o tipo de licença escolhida.

O VRT é um sistema privado, ou seja, as informações pessoais estão restritas apenas a alguns voluntários. Um voluntário confirmará se a permissão é válida ou não, isso pode demorar um pouco.

Obter permissão[editar código-fonte]

Antes de adicionar o conteúdo no Wikinotícias ou outros projetos, contate o detentor dos direitos autorais e peça-o que libere a obra sob uma licença livre.

O autor deverá escolher uma das licenças aceitas, permitindo a utilização e reprodução do conteúdo (até mesmo comercialmente).

Quando receber a resposta do autor, por favor verifique se a licença é adequada. Se sim, adicione o conteúdo no Wikinotícias e informe a licença na página de discussão.

Voluntários[editar código-fonte]

Se estiver interessado em se voluntariar para trabalhar no VRT, veja esta página no Meta-Wiki.

  • Modelo — utilize este modelo quando requisitar permissão via e-mail
  • m:VRT — página no Meta-Wiki