Wikinotícias:Redação/Definição de uma regra para a remoção dos estatutos de Crítico, Editor e Editor de páginas protegidas por Absenteísmo (07/01/2019)

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Olá a todos. Como vocês devem saber, na maioria dos projetos da Wikimedia os estatutos como o de administrador, burocrata, supervisor e outros existentes localmente podem ser removidos caso o usuário fique um bom tempo sem editar (geralmente 6 meses). Aqui no Wikinotícias, está definido que os administradores que ficarem 3 meses sem editar podem ter suas ferramentas administrativas removidas, desde que sejam previamente avisados. Porém, não há nada estabelecido em relação aos estatutos de Crítico e Editor. Sendo assim, fica meio que a critério dos administradores a remoção ou não desses estatutos por inatividade. E caso um usuário tenha o estatuto removido, pode ele questionar a ação administrativa, justamente por não estar escrito em nenhum lugar sobre a remoção desses estatutos por absenteísmo. Eu proponho, então, que seja adicionados nas seções existentes na Política Oficial dos Estatutos os seguintes trechos:

Editores.

Será removido do grupo dos Editores o usuário que ficar inativo por um período de no mínimo 6 meses, podendo ele solicitar a reatribuição a qualquer administrador.

Críticos.

Será removido do grupo dos Críticos o usuário que ficar inativo por um período de no mínimo 6 meses, podendo ele solicitar a reatribuição a qualquer administrador.

Editores de páginas protegidas.

Será removido do grupo dos Editores de páginas protegidas o usuário que ficar inativo por um período de no mínimo 6 meses, podendo ele solicitar a reatribuição a qualquer administrador.

Sugestões serão muito bem vindas. --Editor D.S (discussão) 01h45min de 7 de janeiro de 2019 (UTC)

A favor[editar]

  1. DARIO SEVERI (discussão) 11h02min de 7 de janeiro de 2019 (UTC). Como utilizado na Wikipédia para o caso de Reversores [1] e em tantas outras Wikis.
  2. Leonardo José Raimundo (discussão) 21h48min de 7 de janeiro de 2019 (UTC). O editor, crítico e editor de páginas protegidas deve ser ativo sempre.
  3. Absolutamente favorável. Micael D. Oi, meu chapa! 22h12min de 7 de janeiro de 2019 (UTC)
  4. EVinente (discussão) 11h07min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)

Contra[editar]

Comentários[editar]

Conclusão[editar]

Passaram-se 10 dias desde que essa proposta foi apresentada à comunidade. Todos que participaram votaram a favor da implementação do tempo mínimo para a remoção dos estatutos devido a absenteísmo. Sendo assim, encerro essa discussão e aplico as mudanças. --Editor D.S (discussão) 22h38min de 17 de janeiro de 2019 (UTC)