Vivendi compra Radionomy, dona do Winamp
22 de dezembro de 2015
Paris — O conglomerado francês Vivendi, dona de empresas como o Dailymotion e a Universal Music, anunciou que adquiriu a Radionomy, empresa que desenvolve os softwares Winamp, reprodutor de mídia, e o SHOUTcast, servidor de streaming de áudio. Os dois programas foram adquiridos com a aquisição da Nullsoft, subsidiária da norte-americana AOL, em 2014.
A Vivendi comprou uma participação majoritária no negócio, ficando com 64,4% das ações, segundo comunicado divulgado pela empresa. À época da venda da Nullsoft, a AOL acabou ficando com 12% da Radionomy, mas a empresa já não deve mais fazer parte do negócio. A francesa diz no comunicado que o fundador da empresa, Alexandre Saboundjian, os seus funcionários e a Union Square Ventures, além dela própria, são os novos sócios da empresa.
O principal negócio da Radionomy é o serviço homônimo que oferece estações de web rádio, além de possuir um serviço que permite que os usuários criem as suas próprias rádios. Além do Winamp e do SHOUTcast, a empresa também possui um serviço de anúncio para serviços de streaming de áudio, chamado de TargetSpot.
Com essa aquisição, acredita-se que o desenvolvimento do Winamp seja retomado. O software não recebe atualizações desde 2013, quando a AOL anunciou que iria descontinuá-lo, mas acabou desistindo e vendendo o programa para a Radionomy.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Vivendi acquires a majority stake in Radionomy Group, a major global player in digital radio— Radionomy Group, 17 de dezembro de 2015. Página visitada em 22 de dezembro de 2015.
Vivendi acquires a majority stake in Radionomy Group, a major global player in digital radio— Vivendi, 18 de dezembro de 2015. Página visitada em 22 de dezembro de 2015.
AOL Sells Winamp And Shoutcast For $5-10M To Radionomy, Takes 12% Stake In Belgian Digital Audio Startup— TechCrunch, 14 de janeiro de 2014. Página visitada em 22 de dezembro de 2015.
Lembra do Winamp? Player de música pode voltar revitalizado em 2016— Canaltech, 22 de dezembro de 2015. Página visitada em 22 de dezembro de 2015.
Winamp pode voltar à ativa em 2016— Olhar Digital, 22 de dezembro de 2015. Página visitada em 22 de dezembro de 2015.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|